Marketing

Periquita regressa às origens. Com Mustard e Fullsix

Reforçar a portugalidade. Foi com este propósito que a Periquita, a marca mais icónica da José Maria da Fonseca, iniciou um processo de rebranding. O design, de Hans Knutssen, traduz um regresso às origens, expresso também na campanha de comunicação assinada pela Mustard e pela Fullsix.

terça-feira, 08 maio 2018 12:40
Periquita regressa às origens. Com Mustard e Fullsix

 

O regresso às origens está patente, nomeadamente, na recuperação do brasão da Ordem da Torre e Espada (distinção atribuída pelo rei D. Pedro V a José Maria da Fonseca em 1856 pelo Valor, Lealdade e Mérito no âmbito da indústria portuguesa), que agora ocupa lugar de destaque no rótulo.

Reforçada surge a marca “umbrella”, José Maria da Fonseca, com o intuito de simbolizar o mérito e a qualidade do produtor. O mesmo objetivo presidiu à inscrição da assinatura do enólogo Domingos Soares Franco no rótulo.

As novidades foram apresentadas esta segunda-feira, num evento na José Maria da Fonseca, de que foram anfitriões os representantes da sexta e da sétima geração da família (Soares Franco) que gere a centenária empresa de Vila Nogueira de Azeitão: António, presidente, Domingos, enólogo, António Maria, vice-presidente, e Sofia, responsável pelo marketing e pelo enoturismo.

“Esta gestão entre a história e a inovação é sempre muito delicada. São 168 anos ininterruptos a produzir Periquita, 70 mercados e mais de 4 milhões de garrafas produzidas anualmente, pelo que alterar a imagem de uma marca icónica e bem implementada no mercado é sempre uma ousadia”, sustenta António Maria Soares Franco.

A renovação da identidade gráfica está a ser acompanhada de uma campanha pensada para Portugal, mas também para os mercados da exportação. “À mesa desde 1850” é o fio condutor do conceito criado pela Mustard e convertido para digital pela Fullsix. O que se procura é associar marcas históricas do País à fundação da marca, mostrando a ancestralidade de Periquita. O mesmo acontece nas versões internacionais, nomeadamente para o Brasil, para os Estados Unidos e o Canadá.

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