Marketing

Uma casa portuguesa? Com certeza, by IKEA

“Não há casa como a nossa”. A expressão tipicamente portuguesa é a nova assinatura da IKEA Portugal e consubstancia o posicionamento para os próximos anos: a marca sueca quer estar cada vez mais próxima da maioria das famílias portuguesas.

terça, 21 agosto 2018 17:01
Uma casa portuguesa? Com certeza, by IKEA

A empatia, a saudade e a personalização da casa estão no centro do posicionamento, revelou a responsável de marketing da IKEA Portugal, Helena Gouveia, esta terça-feira, em conferência de imprensa. “A IKEA conhece-me, inspira-me e ajuda a criar uma casa que só podia ser minha”, explicou.

 

A estratégia entra em vigor no novo ano fiscal da IKEA, que começa em setembro, e passa por contar histórias reais de famílias portuguesas, uma por cada estação do ano. Isso mesmo é já visível na campanha de publicitária que arranca esta quinta-feira – de outono –, que parte de uma história real de uma cliente que foi à loja depois de uma discussão com a mãe.

 

No ar de 23 de agosto a 23 de outubro, a campanha estará visível em TV, na SIC e TVI e pay TV, nos canais Fox Life, Globo, Hollywood, Fox, AXN, AXN White. Em rádio, vão ser emitidos spots regulares, de 20 segundos, nas frequências da Rádio Comercial e RFM.


Desenvolvida em parceria entre a agência digital The Hotel, a WayNext e a agência de meios MediaCom, a campanha vai viver no ambiente digital em formato vídeo e redes sociais, “promovendo o reach e o engagement, mas também em display otimizado em tempo real”.


Do plano faz parte uma história real e campanha para cada estação do ano. A “necessidade de estarmos juntos” dará o mote à campanha de inverno. Já a de primavera irá centrar-se na positividade e a de verão irá lembrar as memórias dos verões nas casas dos avós. “Temos histórias maravilhosas para o próximo ano”, entende Helena Gouveia.


“Falar com pessoas com 1.2 filhos não é suficiente. É importante falar com os consumidores”, diz, referindo-se à relação empática que a marca sueca de móveis e decoração quer criar com os portugueses e que faz com que visite casas e abra gavetas para perceber os usos e necessidades. Realça os 71% de top of mind da marca em Portugal – a mais alta a nível mundial – para a qual conhecer os consumidores é fundamental. “Não queremos falar dos 14 milhões de visitantes por ano em loja, mas das pessoas”, acrescenta.


“No próximo ano, vamos focar-nos nos consumidores que não conseguem melhorar a casa por questões financeiras”, conta. E em criar soluções para que as pessoas discutam menos com quem partilham casa – é que, segundo uma pesquisa da marca, isso acontece com 58% dos portugueses.


“Enquanto líderes em mobiliário em decoração em Portugal, a nossa responsabilidade é inspirar as pessoas e dar-lhes soluções”, avança. Motivo pelo qual as lojas reinventam-se pelo menos quatro vezes por ano, além do catálogo. A edição de 2019 está a chegar esta semana às caixas de correio. Serão quase três milhões de catálogos distribuídos nas próximas três semanas, cujas capas poderão ser personalizadas, em loja, a partir de 31 de agosto. Uma ativação que no ano passado alcançou 16 mil exemplares para membros IKEA Family.


O projeto “Escola da Casa” foi outras nas novidades anunciadas. A implementar até ao fim do ano, consiste em vídeos tutoriais online, workshops nas lojas e um decorador disponível online para responder gratuitamente a dúvidas. Já esta semana será lançada a nova funcionalidade de realidade virtual que permite explorar – no site ou no smartphone – cinco divisões da loja, de modo a facilitar a compra.

 

“A partir de 23 de agosto, os visitantes da página IKEA.pt vão poder explorar o ambiente onde se desenrola a trama do vídeo da campanha e cinco ambientes de loja, com inspiração e informação sobre produtos que podem ser adicionados à lista de compras online diretamente”, revela o responsável de Web, E-commerce e Digital, Malcolm Hayllet. 

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Vídeo

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing