Marketing

Portugal soma e segue na reputação

Portugal viu a reputação externa subir 10 pontos nos últimos cinco anos, tendo passado de 61,6 em 2013 para 71,9 em 2018, numa escala de 0 a 100. Os dados são do estudo anual da Onstrategy e colocam o país em 17.º entre os 60 abrangidos.

segunda, 22 outubro 2018 12:31
Portugal soma e segue na reputação

 

Trata-se de uma subida de dois lugares, num ranking liderado pela Suécia, Finlândia, Suíça, Noruega e Nova Zelândia.

De acordo com os resultados do Country Reputation Report, a melhoria na visão externa do país é suportada pela subida em alguns critérios chave: a ética e transparência governativa, a implementação de medidas sociais e económicas progressivas, a qualidade dos produtos e serviços produzidos em Portugal, a valorização da educação por via das universidades portuguesas, os avanços na tecnologia, e a segurança.

O estudo aponta ainda para um nivelamento entre a perceção externa e a perceção interna do país. Assim, diz a consultora que Portugal mantem níveis de excelência no ambiente social aos olhos nacionais e internacionais, sendo esta a dimensão em que todos os atributos atingirem os valores mais elevados. A avaliação externa atribui indicadores muito elevados a atributos como a segurança, a beleza, o bem-estar e a cordialidade que oferecem um estilo de vida muito atraente, nesta dimensão ressalta o orgulho nacional em que os Portugueses conseguem dar uma avaliação geral superior à dos estrangeiros.

No que respeita aos comportamentos que resultam da perceção de reputação do país (viver, visitar, estudar, trabalhar, comprar e investir), o que recolhe menor intenção continua a ser o associado ao investimento; todos os outros atingem já resultados excelentes ou robustos tanto junto do publico externo como interno.

Já o estudo Brand Finance Nation Brands 2018 apontava para uma melhoria no estatuto de Portugal, com uma valorização de 15% face a 2017.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing