Marketing

E as marcas mais reputadas são…

A Nestlé, a RFM e a Rádio Comercial são as marcas com melhor reputação em Portugal, de acordo com o RepTrak 2019, do Reputation Institute. No Top 10, desta lista de 50 empresas, constam ainda Sony, Delta, Microsoft, Luso, Lidl, Porto Editora e BMW, todas com uma reputação superior a 80 pontos.

quinta, 11 abril 2019 11:59
E as marcas mais reputadas são…

 

O Top 10 é dividido em partes iguais por marcas nacionais e marcas internacionais, uma diferença face à maioria de marcas estrangeiras dos tops dos outros países.

O setor tecnológico é o que goza de melhor reputação em Portugal, logo seguido do setor de consumo, alimentação e bebidas. Em contraste, surgem os setores telecomunicações, financeiro e de transportes, que se apresentam com os indicadores mais baixos do ranking. O relatório destaca o facto da maioria dos setores de atividade em análise ficar abaixo da média do país, o que não acontece por exemplo com o setor de informação e média.

A Nestlé lidera em Alimentação e Bebidas, a Microsoft em tecnologia, a Renova em Grande Consumo, a BMW no setor Automóvel e o Lidl no setor de Retalho Alimentar. A RFM conquista o primeiro lugar no setor de Informação e Media, o Automóvel Clube de Portugal no setor de Serviços, a SIEMENS no setor de Indústria, a TAP nas transportadoras aéreas e a Repsol no setor de Energia. Já Vodafone fica na frente do ranking no setor das Telecomunicações.

Em matéria de dimensões da reputação, a Nestlé domina em matéria de produtos, a Google em Inovação e Liderança, a Delta em Governance, a Microsoft em Workplace e Performance e a RFM em Cidadania.

O Reputation Institute salienta ainda que a Nestlé lidera o ranking com uma pontuação de 84% no que diz respeito à ligação emocional, um indicador calculado pela ponderação de valores como sentimento, estima, admiração e confiança. Por sua vez, a Delta ocupa a primeira posição em CSR, ficando à frente das restantes pela melhor classificação média nas dimensões de Cidadania, Governance e Workplace.

No estudo fica também demonstrado que as dimensões de “Produtos e Serviços”, “Governance” e “Cidadania” são as que mais contribuem para a boa reputação das marcas no país. Também a Responsabilidade Social Corporativa (CSR) tem muito peso na avaliação das marcas, representando 42,5% desse processo. Apesar disso, o estudo demonstra que duas das dimensões que caracterizam CSR, a integridade e a cidadania, são as que apresentam valores mais baixos no estudo, “o que quer dizer que constituem grandes oportunidades para construir reputação”.

Este ranking é definido anualmente por um inquérito online, realizado durante dois meses pelo Reputation Institute, junto de mais de 10.000 indivíduos. O estudo é realizado em 50 países e analisa mais de 20 indústrias e 7.600 empresas de todo o mundo.

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