Marketing

Contra o cinzento, o surf. Na Allianz é assim

Destacar a marca numa perspetiva mais jovem e dinâmica, acompanhando o crescimento da modalidade a nível nacional. É assim que o diretor de Market Management da Allianz, José Francisco Neves, enquadra a aposta no surf como território de ativação. “Explore connosco” é o mote.

quarta, 28 agosto 2019 12:31
Contra o cinzento, o surf. Na Allianz é assim

 

Tudo começou em 2013, com o patrocínio à Liga Nacional de Surf, o naming de diversas provas e um troféu exclusivo, o Allianz Triple Crown. Nessa altura, o surf apareceu como “um veículo muito interessante para trazer uma nova cor e dinâmica à marca, tendo em conta a perceção cinzenta e conservadora muito comum face ao setor segurador”.

O surf não está sozinho entre as parcerias que a marca estabeleceu no desporto, mas “ocupa um lugar de destaque”, com o diretor a afirmar que o esforço vai muito além das questões financeiras: “É um trabalho desenvolvido a longo prazo, integrado no posicionamento estratégico da companhia, que se reflete no nosso plano de marketing. O nosso apoio ao surf português permite-nos, não só, contribuir para o crescimento da modalidade, como transmitir emoções e características que, de outra forma, não conseguiríamos passar. Hoje, temos uma notoriedade muito mais abrangente em diferentes setores de mercado e, de uma forma natural, a Allianz já é uma marca reconhecida no surf.”

É um reconhecimento que advém da presença consecutiva em provas: há seis anos que patrocina a Liga Pro Surf, dando o nome a três etapas, mas está também em lugares “emblemáticos e históricos” para o surf nacional, como a Ericeira, que é a primeira Reserva Mundial de Surf na Europa.

Esta é uma presença em que a marca procura passar uma “mensagem de força” sobre o seu posicionamento, através do mote “Explore Connosco”: “Desafiamos as pessoas a aproveitarem todos os momentos e tudo o que a vida tem para dar. Não há sucessos sem risco, e o surf é um exemplo claro disso”, comenta José Francisco Neves. E isto porque – sublinha – o surf se enquadra “perfeitamente” nos valores que a marca pretende transmitir, já que é uma modalidade desafiante, em que o trabalho e a persistência são indispensáveis. “A associação ao surf posiciona-nos junto de um público mais aventureiro, ativo e dinâmico. E os seguros são a solução perfeita para quem gosta de arriscar e não tem receios de viver a vida ao máximo. É precisamente essa a base do nosso posicionamento”, prossegue.

Além disso, diz que a aposta no surf potencia a existência de conteúdos em vários canais de comunicação, o que é também um dos objetivos da marca: “Queremos estar onde estão as pessoas, posicionando-nos também nas camadas mais jovens, os exploradores do futuro”.
Contudo, assegura que esta proximidade visa o posicionamento, não tanto a captação de clientes: trata-se de alargar o espetro de atuação da Allianz e trabalhar no sentido de aumentar a notoriedade, chegando a mais pessoas.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing