Marketing

Marca mais verde, mais vendas. Garante a Nielsen

A maioria dos portugueses (85%) assume que o suporte das empresas a causas ambientais impacta a sua decisão de compra. Os dados são do relatório “Evolving Sustainability”, da Nielsen, que aponta várias oportunidades às marcas.

quarta-feira, 23 outubro 2019 12:54
Marca mais verde, mais vendas. Garante a Nielsen

 

“A capacidade para implementar iniciativas sustentáveis vai impulsionar o crescimento de vários mercados, à medida que cresce a procura por uma oferta que responda a este tipo de preocupações e que as marcas locais fazem uso desta tendência para potenciar as suas vendas. Esta é também uma oportunidade única para a inovação, visto que constitui um enorme fator de experimentação de novas marcas ou produtos”, afirma a Retailer Vertical Director da Nielsen Portugal, Ana Paula Barbosa.

Neste domínio, Portugal companha as tendências globais, com 81% dos consumidores europeus a entenderem como “importante” que as marcas implementem programas que melhorem o meio ambiente. Existem, contudo, distintos graus de preocupação com este tipo de questões entre os consumidores europeus. A idade é um dos fatores determinantes - 85% dos Millennials (21-34 anos) afirmam que as empresas devem empenhar-se em melhorar o ambiente, contra 72% dos Baby Boomers (50-64) e 65% da Silent Generation (mais de 65).

Segundo o documento, na Europa, os consumidores consideram que variáveis como a responsabilidade social da marca, o carácter reutilizável/reciclável das embalagens e a transparência da informação impactam a sua decisão de compra ou experimentação, incentivando a inovação.

A sustentabilidade poderá estar também muitas vezes relacionada com valores premium, com 30% a 40% dos consumidores europeus a dizerem que estão dispostos a pagar um preço elevado por produtos que cumprem determinadas normas sustentáveis.

“Neste contexto, a influência das marcas sustentáveis vai aumentar, à medida que as marcas continuam a implementar esforços na sustentabilidade, o setor público reconhece empresas que contribuem para esta mudança e os consumidores recompensam as marcas que os deixam a si, às suas famílias e ao mundo mais seguros”, conclui Ana Paula Barbosa.

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