Marketing

A Eficácia mudou? Está sempre no centro, garante a Cláudia

“O mundo mudou. O mercado também. E sobretudo o consumidor.” É assim que a diretora-geral da PrimeDrinks, Cláudia Portugal, olha para a evolução registada desde 2011, ano em que presidiu ao júri dos Prémios à Eficácia.

segunda, 04 novembro 2019 11:17
A Eficácia mudou? Está sempre no centro, garante a Cláudia

 

E os prémios espelharam essa mudança: o facto de existirem mais categorias em análise é disso “um sinal inequívoco”. E concretiza: “Internacionalização (bom sinal do desenvolvimento da nossa economia na última década); Comunicação Tática e Low Budget (fundamentais, e muito críticas para algumas indústrias e/ou empresas, num ambiente generalizado de crescente racionalização dos orçamentos de comunicação); e ainda duas outras muito interessantes – Envolvimento de Comunidades (num crescendo valor da partilha pessoal e da interação social, em que ocupar espaço nas conversas quotidianas é uma conquista) e Utilização Criativa de Meios (numa dimensão em que é chave entender a experiência omnicanal com uma abordagem cada vez mais personalizada).”


No centro, está sempre a eficácia, que Cláudia Portugal define como “a contribuição objetiva, porque mensurável, de uma mensagem consistente, para os objetivos concretos da empresa/marca”. E às marcas – diz – colocam-se “inúmeros” desafios na demonstração da eficácia, sendo que isso passa, sobretudo, por “evidenciar inexoravelmente os resultados e/ou efeitos preconizados num determinado período temporal”.


Também avaliar campanhas num prémio em que está em causa a eficácia é desafiante. Porque, se as métricas são universais, o mesmo não se pode dizer dos objetivos específicos que cada empresa ou marca procura alavancar através da comunicação. “Na avaliação e comparação da eficácia entre as diferentes campanhas, um dos grandes desafios é, na minha perspetiva, conseguirmos identificar os objetivos primordiais da marca e como é que a comunicação em concreto dá uma resposta mais eficaz, que outras, aos objetivos bem diferenciados procurados por todas e cada uma das marcas em concurso”, conclui.

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