Marketing

A Eficácia mudou? É o que faz a diferença, diz o Rodrigo

Quando presidiu ao júri dos Prémios à Eficácia, em 2013, era managing director da L’Oréal Portugal. Seis anos volvidos, desempenha as mesmas funções, mas nos mercados da Austrália e Nova Zelândia. Olhando para este intervalo de tempo, Rodrigo Pizarro não tem dúvidas de que muito mudou no mundo das marcas.

terça, 05 novembro 2019 09:33
A Eficácia mudou? É o que faz a diferença, diz o Rodrigo

 

Crê, mesmo, que houve mais mudanças do que nos últimos 10 ou 15 anos e que as mudanças estão a acelerar ano após ano. “Devo dizer que as marcas têm mais importância do que nunca e com a proliferação de marcas criadas via social media, para ter relevância, têm que ser cada vez mais centradas no consumidor”, afirma, identificando uma dessas alterações substanciais.

 A consequência de “tantas marcas novas” é que “a diferença é, cada vez mais, baseada na eficácia, desde o posicionamento da marca, às novas formas de comunicar essas marcas, à importância de ter cada vez mais data, de a analisar e de, posteriormente, a utilizar com precisão para obter resultados”.

E, para uma marca como a L’Oréal? Diz o marketeer que “eficácia é sinónimo de começar por um entendimento claro e preciso das necessidades dos consumidores(as)” e de, “posteriormente, transformar essa necessidade numa oferta inovadora que responda às expectativas, sejam elas do produto em si, da sua qualidade, mas também cada vez mais a experiência completa dada ao consumidor(a), como comprar a marca, onde compra a marca, como paga enfim, garantindo que, durante todo o processo, o consumidor (a) tem uma experiência única e sem falhas”.

O olhar de Rodrigo Pizarro tem um ângulo nacional e outro internacional. Na comparação, afirma que “o marketing em Portugal está ao nível do melhor a nível mundial”. E a “principal razão” está na qualidade e no talento dos profissionais. “Aliás, a prova disso é a própria L’Oréal Portugal, que está, desde há muitos anos, sistematicamente referenciada com algumas das best practices dentro do próprio grupo e é um dos principais (proporcionalmente) exportadores de talentos dessa área para o grupo”, remata.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing