Marketing

Sibarista? É o consumidor 3.0

“Um tipo de comprador mais requintado, mas não necessariamente mais rico, que luta pela democratização do luxo”. Eis o consumidor Sibarista, uma das  dez tendências do comportamento do consumidor em 2020, reveladas pelo relatório “Tendências de Consumer 2020”, elaborado pela área de Consumer Engagement da LLYC.

sexta-feira, 31 janeiro 2020 11:50
Sibarista? É o consumidor 3.0

 

Segundo o relatório, “esta democratização pressupõe que qualquer pessoa pode comprar um determinado artigo, mesmo que tal exija que outras variáveis da vida sejam postas em cheque”. Esta é uma das muitas variáveis que definem o Consumidor 3.0.

Diz o documento que o ativismo pós-geracional, o desafio alimentar, o paradigma pós-crise, o vínculo emocional com as marcas ou a procura de informações através da voz serão elementos a considerar no relacionamento entre consumidores e marcas num contexto de mudança acelerada, “o que torna cada vez mais difícil seguir as correntes que nos permitem antecipar com sucesso”.

Além disso, a evolução dos fenómenos demográficos, o impacto de fatores macroeconómicos e a consolidação de novas tecnologias irão determinar as decisões de consumo e a interação com as marcas num contexto de mudança acelerada.

“O consumidor contemporâneo não age de forma isolada, sendo os seus comportamentos afetados pelo ecossistema e pelo ambiente onde se insere”, diz o sócio e diretor sénior da área de Consumer Engagement da LLYC, David González Natal. “Neste ponto, a nossa oferta ao consumidor será apenas uma proposta de valor se conseguirmos detetar as novas correntes e antecipá-las com sucesso num contexto de constante mudança”, acrescenta.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing