Marketing

Olá! Há três marcas portuguesas com reputação de excelência

A Olá é, em 2020, a marca mais reputada em Portugal, seguida da Delta e da Nestlé. De acordo com as conclusões do estudo “Global RepScore”, realizado pela consultora OnStrategy, são sete as insígnias com um índice de reputação de excelência, sendo três delas portuguesas, e o setor da alimentação é o que se encontra mais bem posicionado.

terça-feira, 11 fevereiro 2020 11:37
Olá! Há três marcas portuguesas com reputação de excelência

Na quarta posição está a Lego, seguida da Google e da Disney. A portuguesa Luso, no sétimo lugar da lista, mantém-se nos níveis de excelência. Este ano, apesar do ranking com índices de excelência – mais de 80 pontos – ser mais curto – menos três marcas em comparação ao ano passado –, houve um aumento “muito significativo” de insígnias que alcançaram o índice reputacional da robustez – entre 70 e 80 pontos.

“Cada vez mais, o desafio está na correta identificação dos stakeholders mais influentes, auditoria de posicionamento e reputação, seleção dos touchpoints mais eficientes e gestão dos impactos financeiros”, explica o partner e CEO da OnStrategy, Pedro Tavares, justificando que o crescimento se deve ao trabalho consistente e sustentado das marcas.

Apesar do aumento das insígnias com índices reputacionais excelentes e robustos, o responsável refere que “este conjunto de marcas não chega a representar sequer 5% das marcas que têm notoriedade em Portugal. Portanto, ainda há muito a fazer na gestão das marcas que estão a operar em Portugal, sejam elas nacionais ou internacionais”.

Relativamente aos setores analisados, o da Alimentação é o que se encontra melhor posicionado. Do seu top cinco, quatro são marcas de excelência – Olá, Delta, Nestlé e Luso. Os setores Alimentação, Tecnologia e Soluções para Crianças são os que registam maiores indicadores reputacionais; por outro lado, os setores que estão mais expostos às dimensões de serviço e governo societário – Utilities, Energia, Banca, Seguros e Construção – são os que apresentam os índices mais baixos de reputação.

O estudo “Global RepScore” avalia o posicionamento e os níveis emocional e racional de reputação, associados a mais de 2.700 insígnias a operar no País.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing