Marketing

Há perigo de oportunismo. Alerta o Edson

“As boas marcas são oportunas, sabem comunicar em tempos de crise”, diz o CEO e diretor Criativo da FCB Lisboa, Edson Athayde, a propósito da adaptação da comunicação à atual pandemia. Alerta, porém, para o perigo de “ultrapassar a linha”, de “tornar-se oportunista”.

terça-feira, 24 março 2020 11:48
Há perigo de oportunismo. Alerta o Edson

 

O CEO da FCB Lisboa entende que “comunicar não pode ser apenas criar ruído. Às vezes é preciso alguns silêncios também”. “Ter um pouco de calma nunca fez mal a ninguém”, sustenta, comentando que a agência está nesta altura “a tentar a fazer uma limonada com este momento tão limão”. “Tentámos estar sempre um passo à frente da situação. O nosso plano de contingência implicou, por exemplo, começar o teletrabalho dias antes deste se generalizar pelo país. Estamos todos a trabalhar, é importante mantermo-nos ocupados, ativos”, adianta. “Como diria o meu Tio Olavo: ‘Cabeça vazia, oficina do diabo’”.

Sobre o impacto que a Covid-19 está a ter no trabalho da agência, observa que a empresa é “normalmente muito metódica, com uma série reuniões de ponto de situação e de gestão de projeto”. “Apenas levámos este método para o ambiente online. Avisámos os clientes com antecedência do que seria feito e escolhemos as ferramentas de teletrabalho que seriam utilizadas por todos”, conta, revelando que num primeiro momento “alguns processos tornam-se mais lentos do que o normal”. “Mas não estamos a viver em normalidade”, admite, “é preciso que as expectativas sejam justas e racionais”. “Creio que em uma ou duas semanas novas rotinas vão estabelecer-se. O grande problema, na verdade, será como produzir novos materiais (filmes, fotos etc.), tendo em vista que toda a cadeia de produção estará paralisada. Claro que há bancos de imagens, animações mais rudimentares e outras soluções de recursos, mas até essas coisas têm os seus limites”, conclui.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing