Marketing

APAN põe o olho no Observatório (de Publicidade Digital)

A APAN – Associação Portuguesa de Anunciantes, em colaboração com a empresa de referência de dados Adjinn, lançou o primeiro Observatório da Publicidade Digital para o mercado nacional. A ferramenta permite avaliar tendências de investimento, em termos globais e setoriais, e está disponível para consulta no site da associação.

quinta-feira, 28 maio 2020 12:20
APAN põe o olho no Observatório (de Publicidade Digital)

 

“Numa altura em que o investimento no digital aumentou significativamente, a APAN pretende trazer alguma transparência sobre a atividade publicitária no meio online, permitindo também monitorizar o seu crescimento e o caminho que está a ser feito” afirma a secretária-geral da APAN, Manuela Botelho. «Para as marcas ter um benchmark e um controlo permanente daquilo que que está a acontecer, também no meio online, é um importante indicador de gestão», acrescenta.

Mensalmente, vai ser possível conhecer o número de campanhas ativas no meio digital, quais os setores de atividade com mais campanhas (SOV), em que formatos e posições no ecrã, entre outra informação.

Para chegar a estes resultados, a Adjinn utiliza tecnologia de crawling que visita todos os sites, 24 horas por dia, sete dias por semana, durante 365 dias por ano, atualizando a sua base de dados sempre que encontra uma nova campanha ou criatividade. Todo este processo é realizado de forma automática graças ao sistema de big data e algoritmos de inteligência artificial, embora seja utilizada a intervenção humana para validar a correta categorização das marcas e a catalogação de anunciantes. Apenas a publicidade no Facebook, Instagram e LinkedIn não é apanhada por esta tecnologia, porque estas plataformas não o permitem.

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