Marketing

O “Barómetro das Marcas” tem lugar para a emoção

Uma comunicação ancorada na proximidade e na emoção. É assim que 81% dos inquiridos no “Barómetro das Marcas”, realizado pelo Omnicom Media Group (OMG) em Portugal, perspetiva o futuro.

quinta-feira, 04 junho 2020 11:56
O “Barómetro das Marcas” tem lugar para a emoção

 

Sessenta por cento acredita que a comunicação vai privilegiar a autenticidade das marcas, 47% considera que os compromissos ambientais e sociais estarão no centro da comunicação e 40% pensa que haverá lançamentos de novos produtos/serviços para dar resposta a novas necessidades, com as mensagens focadas no tema solidariedade e com mote de otimismo.

O barómetro abrangeu 62 profissionais da área do marketing, inquiridos sobre as perspetivas de recuperação de qualquer negócio ligado a esta área, no rescaldo do desconfinamento. As respostas, segundo a análise do OMG, “são ainda muito contidas”.

Dos inquiridos, 74 referiu que, durante o confinamento, houve uma revisão do budget de marketing, sendo que 68% considerou essencial continuar a comunicar, para manter uma relação com o consumidor.

Das áreas mais impactadas pela pandemia destaca-se, pela positiva, o reforço do marketing digital e, pela negativa, as quebras nas ativações de marca e campanhas multimeios, como resultado da redução ou do cancelamento dos eventos ou patrocínios. 

No que respeita a tendência do chamado “novo normal”, 74% dos respondentes antecipa que, a nível da organização do trabalho, haja uma maior flexibilização, como a possibilidade de teletrabalho e a digitalização de processos.

No caso das marcas, 70% acredita que o seu discurso terá de ser reajustado, para dar lugar a um diálogo mais emotivo, centrado nas relações humanas. Já no caso dos pontos de venda, 69% entende que será preciso pensar em alternativas como plataformas online para que se ajustem à nova mentalidade de consumo.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing