O objetivo do projeto ICARUS é responder a desafios emergentes de segurança urbana com que a Europa se depara (como radicalismo, tráfico e crime organizado, delinquência juvenil e espaços públicos), “reunindo as melhores e comprovadas abordagens de policiamento dos últimos 30 anos”. Este trabalho inicial permitirá desenvolver uma série de ferramentas que irão apoiar os atores da segurança urbana na prevenção e mitigação destes crimes. Além da LOBA, fazem ainda parte deste consórcio 18 outras organizações, onde se destaca a também portuguesa Polícia Municipal de Lisboa.
Já o AI4MEDIA focar-se-á nos desafios, riscos e oportunidades advindos do uso da inteligência artificial por parte dos meios de comunicação social. O consórcio do projeto é formado por 30 organizações europeias: nove universidades, nove centros de investigação e 12 indústrias dos media e das TIC, onde se destaca a RAI-Radiotelevisione Italiana e as gigantes multinacionais IBM e Fraunhofer. Os membros do consórcio, de que a LOBA é a única portuguesa, pretendem desenvolver a próxima geração de avanços em inteligência artificial que irão servir o sector dos media.
Por último, o projeto CONNECT pretende apoiar as escolas europeias a adotarem uma abordagem de educação aberta de forma a fomentar nos jovens o interesse em seguir carreira nas áreas da matemática, engenharia, ciência e tecnologia.
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.