O estudo, que avalia os atributos associados à notoriedade, admiração, relevância, confiança, preferência e recomendação das marcas, atribui 83,3 pontos à Google e 69,6 pontos, o que representa um aumento de 15,4 pontos face ao período pré pandemia.
“Verificamos que existe resiliência da relação das marcas com o público e apesar de ganhos e perdas mais ou menos significativos, o conjunto das mais de 2.000 marcas auditadas regista um crescimento de dois pontos durante os seis meses do período de pandemia”, comenta o Partner e CEO da OnStrategy, Pedro Tavares.
“Face ao novo normal, e porque se tratam de indústrias com marcas fortes que tendem a ganhar em períodos de crise, não é de estranhar o fortalecimento na relação dos cidadãos com setores como crédito ao consumo (11pts), tecnologia (4pts), saúde e bem estar (4pts), alimentação e bebidas (4pts), multimédia e telecomunicações (3pts), sistemas de pagamento (3pts) e farmacêuticas (3pts)”, acrescenta.
Sectorialmente, foram selecionadas 23 indústrias, e as marcas que registam o melhor índice de reputação e relação emocional e o maior crescimento deste índice são:
Banca: SANTANDER com melhor índice (64,0pts) e BANCO CTT com maior crescimento do índice (3,7pts).
Sistemas de Pagamento: MULTIBANCO com melhor índice (75,6pts) e MB WAY com maior crescimento do índice (3,5pts).
Seguros: FIDELIDADE com melhor índice (63,5pts) e OCIDENTAL com maior crescimento do índice (7,8pts).
Crédito ao Consumo: CETELEM com melhor índice (54,9pts) e CREDIBOM com maior crescimento do índice (10,9pts).
Energia: GALP com melhor índice (74,4pts) e EDP RENOVAVEIS com maior crescimento do índice (12,5pts).
Tecnologia: GOOGLE com melhor índice (83,3pts) e ZOOM com maior crescimento do índice (15,4pts).
Multimedia: RADIO COMERCIAL com melhor índice (74,5pts) e SIC com maior crescimento do índice (6,8pts).
Telecomunicações: VODAFONE com melhor índice (72,9pts) e MEO com maior crescimento do índice (4,8pts).
Retalho: CONTINENTE com melhor índice (78,3pts) e LIDL com maior crescimento do índice (2,1pts).
Alimentação e Bebidas: NESTLE com melhor índice (81,4pts) e SUPERBOCK com maior crescimento do índice (5,3pts).
Higiene Pessoal e do Lar: L’OREAL com melhor índice (77,8pts) e COLGATE com maior crescimento do índice (0,6pts).
Farmacêuticas: BAYER com melhor índice (68,5pts) e PFIZER com maior crescimento do índice (3,2pts).
Saúde e Bem Estar: CUF com melhor índice (72,7pts) e HOSPITAL LUSIADAS com maior crescimento do índice (5,8pts).
Viagens e Lazer: PESTANA com melhor índice (75,7pts) e POUSADAS DE PORTUGAL com maior crescimento do índice (4,2pts).
Linhas Aéreas: EMIRATES com melhor índice (70,7pts) e também EMIRATES com maior crescimento do índice (0,5pts).
Mobilidade: VIA VERDE com melhor índice (72,5pts) e CARRIS com maior crescimento do índice (0,9pts).
Automóveis: MERCEDES com melhor índice (76,8pts) e PEUGEOT com maior crescimento do índice (5,5pts).
Produtos Industriais: VISTA ALEGRE com melhor índice (76,4pts) e REVIGRES com maior crescimento do índice (1,2pts).
Serviços Profissionais: ACP com melhor índice (73,8pts) e CTT com maior crescimento do índice (0,1pts).
Jogos e Apostas: SANTA CASA com melhor índice (76,1pts) e também SANTA CASA com maior crescimento do índice (6,1pts).
Desporto: FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL com melhor índice (75,3pts) e também FEDEREAÇÃO PORTUGUESA DE FUTEBOL com maior crescimento do índice (3,6pts).
Jogos e Entretenimento: LEGO com melhor índice (81,6pts) e PLAYSTATION com maior crescimento do índice (1,8pts).
Celebridades e Personalidades: CRISTIANO RONALDO com melhor índice (81,4pts) e MARTA TEMIDO com maior crescimento do índice (12,4pts).
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.