Marketing

O futuro do recrutamento é mais humano. Diz o Eduardo

A ambição de “criar o futuro através da inovação” está na génese da transformação encetada em 2019, assente num grande investimento em pessoas, processos e tecnologia, afirma o diretor do Departamento de Marketing e Comunicação da Multipessoal, Eduardo Marques Lopes, que salienta, ainda neste âmbito, a importância crescente da tecnologia.

segunda-feira, 01 fevereiro 2021 13:10
O futuro do recrutamento é mais humano. Diz o Eduardo

 

“Tendo conhecimento de que o futuro do recrutamento é mais humano, mas ainda mais suportado em tecnologia, só colocando equipas totalmente dedicadas ao desenvolvimento de ferramentas digitais que auxiliem o processo de recrutamento, seleção e gestão contratual de profissionais será possível visar a escalabilidade do negócio e, em última instância, a sobrevivência num mercado tão competitivo”, declara Eduardo Marques Lopes. Por isso, prossegue, quando em 2020 surgiu a crise desencadeada pela Covid-19, a empresa já se apresentava a um ritmo elevado de inovação e de melhoria contínua, minimizando, por um lado, o impacto negativo da pandemia e, por outro lado, acelerando ainda mais a execução das suas ideias e a realização das suas ambições. Mas, não obstante o negativismo que a pandemia provocou na sociedade em geral, as ameaças e desafios decorrentes podem também significar oportunidades. “Há pontos positivos a retirar desta crise. Podemos apontar, por exemplo, o grau de cooperação demonstrado a nível global, em particular no que se refere à investigação científica no setor da Saúde, que facilitou a obtenção de respostas mais rápidas e melhores resultados para benefício de todos”, destaca. Ao mesmo tempo, adianta, no mundo dos negócios, esta pandemia veio acelerar a transformação das empresas, não só numa perspetiva tecnológica como cultural, servindo como vacina para a estagnação e o conformismo, e curando algumas organizações de culturas conservadoras ou sem vontade de mudar.

Eduardo Marques Lopes sublinha que 2020 foi um ano marcante para a Multipessoal, destacando, nomeadamente: “Em fevereiro passámos de cinco marcas para nos apresentarmos a uma só voz, adotámos uma nova cor e revimos a nossa missão, visão e valores. Estávamos longe de imaginar a situação em que nos iríamos encontrar um mês depois, em que nos vimos confrontados com uma situação atípica e que nos obrigou a reagir rapidamente para garantir a sustentabilidade das nossas relações com os nossos colaboradores e clientes”. O maior desafio, assegura, passou por encontrar novas formas de manter a confiança depositada na empresa, num momento sem precedentes e sem perspetivas de melhoria. “Para demonstrar a nossa resiliência e espírito de solidariedade, criámos uma rede de suporte harmonizada, assente em produtos tecnológicos, demonstrando a nossa proximidade mesmo à distância e a capacidade de responder de forma ágil e sempre que necessário aos desafios diários dos que nos procuraram”, refere. Neste contexto recorda, igualmente, que o teletrabalho foi talvez das primeiras medidas adotadas pelas organizações para evitar a propagação da pandemia e confirma que a Multipessoal não foi exceção. A empresa implementou uma política de trabalho remoto com o objetivo imediato de fomentar a prevenção para evitar o contágio de Covid-19 e proporcionar aos seus colaboradores maior flexibilidade na forma de trabalhar, elevando assim o seu bem-estar e o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.  “Esta nova realidade, além de obrigar à adoção de novos modelos de gestão de equipas e maior disciplina, traduziu-se na implementação de novos formatos totalmente digitais ou híbridos, em que o online e o offline se conjugaram para a realização de atividades como reuniões, entrevistas e onboarding de colaboradores, por exemplo. Em 2020 tivemos também o primeiro evento 100% virtual na organização”, frisa. Eduardo Marques Lopes relembra, ainda, que, ao reverem a estratégia e o plano para 2020, decidiram antecipar as iniciativas que visavam facilitar o contacto à distância com os stakeholders, reforçando os canais com a criação de linhas de apoio.

“No nosso website fizemos atualizações importantes com o intuito de agilizar o esclarecimento de questões dos nossos colaboradores e candidatos, como a introdução do primeiro assistente virtual de emprego em Portugal, que está disponível 24 horas por dia”, afirma. No contexto pandémico, acrescenta, a Multipessoal sentiu-se responsável por contribuir para a reativação do emprego em Portugal e, nesse sentido, ofereceu gratuitamente, através do seu website, cerca de 1.000 avaliações personalizadas ao curriculum de candidatos.

E em referência ao princípio seguido pela empresa segundo o qual “todos os trabalhos são importantes”, Eduardo Marques Lopes diz que em 2020 foi ainda mais visível a forma “como todos estão ligados e dependentes uns dos outros”. Diferentes funções, da mais à menos qualificada, assumiram papéis determinantes no desenvolvimento económico do país. “Nunca foi tão notória a relevância de todos os trabalhos, em que o apoio de uns é a garantia do sucesso de todos, e, por isso, na Multipessoal, acreditamos que todos os trabalhos são importantes”, justifica. Quando questionado sobre como define a marca Multipessoal e quais são as particularidades de atuação no mercado nacional, declara: “Assume-se como suporte das pessoas numa fase tão importante das suas vidas como a procura por um novo emprego. Já para as empresas, asseguramos o recrutamento, seleção, colocação e acompanhamento de profissionais nos vários setores de atividade, cumprindo padrões rigorosos na escolha dos colaboradores para todos os tipos de operações onde somos especialistas – trabalho temporário, outsourcing, field marketing, information technology, recrutamento e seleção especializados e facility services”. Salienta que trabalham com mais de 10.000 pessoas em cerca de 1.000 clientes em Portugal, o que torna a Multipessoal na maior empresa portuguesa de recursos humanos no país. “Operamos há 27 anos no mercado, mas mantemos a vontade e a ambição de continuar a crescer para conseguirmos atingir o nosso objetivo: ser a primeira escolha no mundo do trabalho”, frisa.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

Liga-te com o Coração

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing