Marketing

A Alencastre.net alia o negócio à tecnologia. Conta o Ricardo

“Alie o seu negócio à tecnologia” é o convite que a Alencastre.net faz às marcas. Agência de marketing digital com sede em Copenhaga e escritórios em Lisboa, especializou-se no desenvolvimento de soluções que transformam e otimizam as marcas para uma economia digital. Um portefólio à medida das necessidades dos clientes que emergiram em 2020, como dá conta o CEO, Ricardo Alencastre.

quarta-feira, 24 fevereiro 2021 12:33
A Alencastre.net alia o negócio à tecnologia. Conta o Ricardo

 

DIGITALIZAÇÃO

Esta é a palavra do ano 2020 para a Alencastre.net e a escolha do CEO, Ricardo Alencastre, não admira: afinal, a agência é digital na sua génese: “Desde muito cedo, apostamos na transformação digital como um serviço core na nossa oferta de serviços. Sempre acreditámos que as empresas e marcas deveriam apostar nos meios digitais como forma de estarem mais próximo dos seus clientes e de otimizarem e automatizarem os seus processos de negócio”. E o que sentiu foi que 2020 “obrigou os decisores de marketing, IT e de topo a apostarem e investirem na transformação digital”: “Em muitos dos nossos clientes, sentimos que a digitalização é, neste momento, não só uma prioridade, como, em alguns casos, uma necessidade.” E o resultado foi que o portefólio assistiu a um “claro crescimento” de projetos vocacionados para o e-commerce e de digitalização, a par de um aumento “ainda maior” de projetos no âmbito da consultoria e estratégia em marketing digital.

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E-DESAFIOS

Se a palavra do ano foi digitalização, está explicado que a agência tenha sentido “claramente” uma aposta das marcas no e-commerce, e-business, digitalização e no marketing digital. “No caso do marketing digital, em particular, sentimos uma notória necessidade das marcas em obterem e medirem resultados. Se, em anos anteriores, as marcas pretendiam não só apostar em performance, mas também em awareness, em 2020 sentimos claramente que os clientes pretendiam apostar em resultados e performance. No fundo, as marcas estão dispostas a investir em áreas que lhes gerem ROI”, enfatiza.

Os desafios, na verdade, não mudaram muito, tal como o portefólio de serviços se manteve inalterado. No entanto, tendo em conta a realidade atual, Ricardo Alencastre indicou que houve uma aposta na comunicação dos serviços que poderiam gerar mais ROI aos clientes da agência. E aqui entram novamente as soluções de e-commerce, e-business, transformação digital e marketing digital, numa vertente de performance, com geração de vendas e/ou leads.

São soluções que já integram o portefólio da Alencastre.net, uma agência que agrega diversas competências. Diz o CEO que a diversidade do portefólio se reflete na variedade de indústrias com que trabalha, mas igualmente no tipo de soluções que implementa. Daí que desenvolva tanto projetos para departamentos de marketing como para departamentos de IT, “sempre conciliando as diversas competências” in-house e “sempre com um especial foco na experiência do utilizador final”.

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PROJETOS QUE MARCAM

Foram muitos os projetos que marcaram a agência em 2020; ainda assim, Ricardo Alencastre acede a uma seleção. E dela faz parte o FNAC Pickup & Repair, uma plataforma desenvolvida para a FNAC Portugal e que teve como objetivo dar resposta ao confinamento ocorrido durante a primeira vaga do Covid-19. “Tratou-se de uma clara estratégia da FNAC na digitalização e automatização de processos, que lhes permitiu manter e continuar a prestar serviços de assistência técnica informática, em pleno confinamento”, enquadra. Destaca igualmente a estratégia de lançamento da CGARDEN, uma solução de horta em casa, lançada em pleno confinamento. A estratégia de comunicação e media permitiu “lançar uma nova marca que não só se tornou viral, como esse sucesso captou o interesse por parte dos meios de comunicação social nacionais”.

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INTEGRAÇÃO

Convidado a identificar o traço distintivo na Alencastre.net, o CEO é perentório na afirmação de que se trata da capacidade de criar soluções que juntam criatividade, usabilidade, tecnologia e marketing digital. “Desde muito cedo que nos focamos na capacidade de implementar e integrar tecnologia nas soluções que desenvolvemos. Tal permite-nos não só implementar estratégias de marketing digital, como desenvolver soluções tecnologicamente complexas e high-demand, que integram com as plataformas de gestão das empresas (ERP, CRM, entre outras)”, contextualiza. E argumenta: “Uma prova disso é que tanto os decisores de marketing como os de IT sentem confiança em trabalhar com a nossa agência, exatamente por essa nossa capacidade de juntar tecnologia e marketing numa solução integrada.”

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