Marketing

A beleza da Oriflame é responsável. E a Marta mostra como

Beleza não é apenas a aparência, é a forma como se vive, como se sente e como se age. São palavras da diretora de Marketing da Oriflame, Marta Silva, que traduzem o posicionamento da marca face à sustentabilidade. Daí a aposta no conceito e na gama Beautanicals, a primeira100% vegan do portefólio da empresa sueca.

quarta-feira, 14 abril 2021 11:48
A beleza da Oriflame é responsável. E a Marta mostra como

Marta Silva reforça que a sustentabilidade é um pilar fundamental da Oriflame, parte integrante da herança da marca e da sua missão de realizar sonhos. É – diz – um compromisso que decorre da assinatura “Beauty By Sweden, que “tem tudo a ver com beleza responsável”: “Tomar medidas para aumentar o impacto positivo da empresa na vida das pessoas e, ao mesmo tempo, reduzir qualquer impacto negativo no meio ambiente é uma parte fundamental de nossa estratégia de sustentabilidade. Essa combinação é fundamental para as três áreas principais de nossa estratégia de sustentabilidade: Oportunidades para os nossos Parceiros de Marca, Respeito pela Natureza e Paixão pelas Pessoas.”

Entende, mesmo, que, sendo uma marca cuja matéria-prima vem, em parte, da natureza, tem uma responsabilidade acrescida. E justifica: “Fomos das primeiras empresas do mundo a criar cosméticos formulados com extratos naturais, tais como a seiva de bétula, décadas antes de outras empresas o fazerem. Hoje, continuamos a respeitar e a compreender a eficácia e benefícios que oferecem os ingredientes naturais, sejam células estaminais vegetais ou grânulos esfoliantes de origem natural. Na realidade, todos os nossos extratos provêm da natureza e cada ingrediente utilizado é submetido a um rigoroso teste ecoético que avalia a sua qualidade, segurança e fonte. Desta forma, asseguramos que os produtos são bons para nós e para o planeta.”

Neste contexto, elenca um conjunto de iniciativas que espelham a preocupação com a sustentabilidade, a começar pelo uso a 100% de energia renovável em todas as fábricas e operações, mantendo o nível de emissões de CO₂ o mais baixo possível. Ainda do ponto de vista das emissões, foram reduzidas em 48% em dez anos, com uma poupança superior a 38,000 tCO₂, o equivalente a 3,6 biliões de smartphones a carregar. Esta é – sublinha – “uma prioridade constante”.

Paralelamente, os centros de produção reduziram o lixo em aterros para zero. “Outra das grandes preocupações” é a água, na medida em que constitui um ingrediente-chave na cosmética: o consumo “é muito ponderado”, tendo sido diminuída a sua utilização por produto em 18%, desde 2015.

Além disso, a Oriflame participa em programas de proteção de florestas e reflorestação em todo o mundo, desde a Índia e Indonésia à China e México. E o resultado é que 99% das embalagens de cartão dos seus produtos utilizam cartão proveniente de florestas certificadas pela FSC™ ou materiais reciclados.

O portefólio de produtos é a face visível desta filosofia. A diretora de Marketing recorda que sempre teve uma forte presença de produtos que utilizam ingredientes o mais naturais possível, provenientes de fontes sustentáveis e minimizando o impacto no planeta. E concretiza: “Os produtos de enxaguamento das nossas gamas Love Nature, Beautanicals e Discover já são, neste momento, biodegradáveis e a nossa ambição é que, em 2025, todos os novos produtos de enxaguamento, de rosto e corpo, sejam biodegradáveis. Outro bom exemplo é o caso dos produtos esfoliantes, que são 100% naturais, ao contrário de muitas empresas que usam micropartículas esfoliantes de plástico. As nossas provêm unicamente de fontes de origem natural, tais como a casca de amêndoa, sementes de frutos e caroço de azeitona.”

“Imperativo” neste cenário é falar na gama Beautanicals, lançada recentemente e eleita Produto do Ano 2021, na categoria de Cosmética Sustentável. E porquê? Porque “é a gama que melhor reflete o caminho de sustentabilidade” da marca. Marta Silva explica: “É a 1.ª gama vegan da Oriflame, registada na The Vegan SocietyTM, com embalagens em material 100% reciclado, fórmulas de enxaguamento 100% biodegradáveis e ingredientes obtidos de forma ética, 95% de origem natural, livres de parabenos e silicones.”

Esta é uma filosofia que, de acordo com a porta-voz da marca, encontra eco nos consumidores. Na Oriflame, acredita-se que a beleza sustentável é uma tendência que veio para ficar. “O que vemos no mercado é que os consumidores procuram produtos sustentáveis, mas também eficazes. Orgulhamo-nos de conseguir aliar a beleza sustentável à ciência, a fim de disponibilizar produtos seguros, eficazes e de confiança. As nossas tecnologias patenteadas e inovações são frequentemente complementadas com testes de eficácia clinicamente comprovada. Temos cientistas e especialistas técnicos em várias áreas tais como: Ciência de Formulação, Química, Ciência da Pele (fisiologia e biologia), Envelhecimento e Análise Cutâneos, Ciência dos Alimentos, Ciência da Nutrição, Testes Clínicos e Instrumentação”, especifica.

As decisões de comunicação não podiam ficar de fora desta estratégia. E a transformação digital veio ajudar: a marca deixou de imprimir alguns materiais de comunicação, passando essa comunicação para o canal digital. “Só esta decisão representa mais de 14 milhões de folhas de papel que não serão impressas, só este ano”, faz notar. Outra preocupação-chave é o catálogo: “Como empresa de venda direta que somos, e apesar da transformação digital, o catálogo é uma peça muito importante e continuará a ser impresso. Orgulhamo-nos de afirmar que, desde 2016, 99% do papel nos nossos catálogos passou a ser proveniente de florestas certificadas.”

“Estamos efetivamente comprometidos em reduzir o impacto do nosso negócio no ambiente, em todas as vertentes”, assegura a diretora de Marketing, concluindo: “Dados os desafios ambientais, entre outros, que o mundo enfrenta atualmente, o nosso respeito pela natureza continuará a ser chave para o nosso legado, para a nossa marca e para o nosso sucesso! Queremos continuar juntos a construir um amanhã melhor.”

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing