Marketing

A Galp dá energia ao planeta. Palavra de Joana

Estão no ADN da Galp e foram reforçados há dois anos, com mais de 40% do investimento da empresa a passar a serem-lhe destinados. Falamos de energia renovável e novos negócios, que a diretora de Marketing e Comunicação, Joana Garoupa, aponta como um desafio para a empresa comunicar. Rumo à transição energética para um mundo mais sustentável.

quarta-feira, 12 maio 2021 12:25
A Galp dá energia ao planeta. Palavra de Joana

 

A sustentabilidade é um caminho cada vez mais evidente na Galp. Quem o diz é a diretora de Marketing e Comunicação, Joana Garoupa, lembrando que a empresa anunciou, há dois anos, o compromisso de direcionar mais de 40% do investimento anual para projetos de transição energética. Isso significa uma diversificação de portefólio e a aposta em novas tecnologias – mais de 15% em energias renováveis e novos negócios.

Foi este ADN que – observa – levou a Galp a abraçar “desde a primeira hora” os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para um modelo global de sociedade sustentável, que cruza a prosperidade e o bem-estar geral com a proteção do ambiente. Para a marca, são mais do que compromissos. “Moldam o nosso modelo de negócio e a nossa atuação, pois são objetivos que partilhamos e integramos na nossa atividade, todos os dias: foco nas pessoas, respeito pelos direitos humanos, segurança, diminuição das desigualdades, acesso à energia, produção e consumo responsável e sustentável, proteção do ambiente e luta contra as alterações climáticas”.

“Grandes passos” nesta matéria têm sido dados na unidade de Renováveis e Novos Negócios. “A aquisição do negócio solar que fizemos em Espanha em 2020 – e que tornou a Galp no maior operador solar da Península Ibérica – foi a manifestação mais evidente do “walk the talk” que move a Galp”, comenta, garantindo que a empresa foi ainda “mais longe”. Passou a disponibilizar aos clientes planos de eletricidade 100% verde; apostou na startup Flow para criar um sistema operativo global para a mobilidade elétrica; criou a empresa EI – Energia Independente para a venda de painéis solares que fomentem o autoconsumo de energia solar; e – revela – está a dar passos para posicionar a Galp nas cadeias de valor do hidrogénio verde ou para a cadeia de valor das baterias elétricas.

“Estes são exemplos concretos que materializam a resposta da Galp aos desafios do presente e que a posicionam como líder da transição energética rumo a um mundo mais sustentável”, assegura, notando que os resultados dos esforços da empresa “são constantemente aferidos pelas entidades mais credíveis nesta área”. E exemplifica: “Somos a empresa mais sustentável da Europa no seu setor e a terceira melhor a nível mundial, de acordo com os critérios do Dow Jones Sustainability Index (DJSI) de 2020, repetindo neste ano a melhor pontuação dos quase dez anos de presença constante nestes índices”.

E de que forma é a sustentabilidade incorporada no Marketing? Explica a diretora de Marketing e Comunicação que, “apesar de a Galp ser uma best in class em diversos índices de referência”, não se pode ignorar que a base continua a ser a de uma empresa de Oil & Gas. “Nesse sentido, e apesar de estarmos a fazer um caminho de descarbonização, há um enorme desafio de marketing quando procuramos incorporar a sustentabilidade nas nossas mensagens”, entende.

A Galp lançou em 2019 a campanha “Hoje é um bom dia para mudar”, que colocou na agenda a importância que os pequenos gestos têm na construção de um futuro melhor. “Todos contamos, todos somos importantes para o caminho da sustentabilidade e da transição energética. E o objetivo dessa campanha foi sensibilizar para o facto de, às vezes, bastarem pequenas atitudes em casa, alterar pequenos comportamentos no nosso dia a dia, para conseguirmos chegar ao fim do ano com uma redução substancial na nossa pegada energética”, diz. Esse foi o ponto de partida para uma conversa mais ampla com impacto concreto. “Porque grandes empresas como a Galp não podem limitar-se a apontar o horizonte, devem também liderar, através do exemplo, o caminho para alcançá-lo”, remata.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing