Marketing

A versatilidade está num Bom Petisco. Palavra da Catarina

Continuar a traçar o caminho no segmento da alimentação saudável é o que a Bom Petisco quer fazer, depois de, o ano passado, ter consolidado esse posicionamento no seu portefólio, com o lançamento da gama Bio. A diretora de Marketing, Catarina Ferraz, destaca os benefícios e a versatilidade da marca, que fazem com que as conservas de peixe façam parte das novas rotinas de consumo.

quarta-feira, 09 junho 2021 12:20
A versatilidade está num Bom Petisco. Palavra da Catarina

“A Bom Petisco é, comprovadamente, uma opção alimentar saudável, versátil e muito conveniente, perfeita para uma refeição completa ou um lanche nutritivo”. As palavras são da diretora de Marketing da marca, Catarina Ferraz, que defende serem “óbvios” os benefícios alimentares associados às conservas de peixe, uma vez que “mantêm intactas as propriedades da maioria dos nutrientes do peixe, têm elevado teor proteico, são uma fonte privilegiada de gorduras boas para o corpo e são um produto 100% natural”. Além das vantagens inerentes aos enlatados de peixe, a própria insígnia preocupa-se com a alimentação dos portugueses, pois aposta e partilha receitas criativas, e potencia momentos de consumo diferenciados – em estilos de vida equilibrados e conscientes –, “sempre com uma comunicação próxima, relevante, universal e positiva”.

Garantir que os consumidores encontram produtos de elevada qualidade, em todos os segmentos da categoria, é uma das suas grandes prioridades nos últimos anos. Nesse sentido, desde 2015, tem vindo a alargar o seu portefólio, “com lançamentos estratégicos que refletem os valores diferenciadores da marca”. “Desde os sabores aos grandes formatos, passando pela gama de sardinhas e, mais recentemente, as especialidades de bacalhau e filetes de cavala, toda a nossa gama é produzida com as melhores matérias-primas e de acordo com os mais rigorosos critérios de qualidade”, afirma a responsável, acrescentando que foi, no entanto, em 2020 que consolidaram em definitivo o seu posicionamento “saudável”, com o lançamento de Bom Petisco Bio. Composta por atum e sardinhas em azeite e tomate biológicos, esta gama vem responder às necessidades dos consumidores “mais exigentes”, não só no âmbito da alimentação saudável, mas também nas preocupações com um consumo mais consciente.

Para a ajudar a promover a melhoria dos hábitos alimentares, a insígnia procura associar-se a parceiros e eventos que estejam diretamente relacionados com a promoção de um estilo de vida saudável e equilibrado, apoiando modalidades como o surf e a corrida. Ademais, aposta continuamente na criação e divulgação de receitas, como principal veículo para influenciar novas rotinas de consumo, mostrando que as conservas de peixe são uma opção “versátil, nutritiva e saudável” para qualquer refeição. Atualmente, tem mais de 80 receitas publicadas no site e dinamizadas nas redes sociais, e “é um dos conteúdos que os consumidores mais gostam de seguir”.

Catarina Ferraz destaca ainda a abordagem à inovação, que é transversal a toda a empresa e se traduz num caminho de crescimento sustentável, em que todos os departamentos têm o seu papel. “A tendência da saúde e da melhoria dos hábitos alimentares está intrinsecamente relacionada com a forma mais consciente como as pessoas olham hoje para o consumo e para os recursos”, defende. Assim, não investem apenas em novos produtos, mas, também, em novas opções de packaging e certificações, novos canais de negócio, etc., sempre em busca da melhoria continua dos processos. “Foi com este mindset que lançámos recentemente a loja online e iniciámos o projeto de eliminação do plástico dos nossos packs”, refere.

O caminho neste segmento da alimentação saudável é “desafiante”, todavia faz parte da história da Bom Petisco, logo tem de continuar a ser traçado. “A saúde não pode ser apenas mais um argumento de venda ou uma bandeira que acenamos quando é preciso. Trabalhar a vertente da alimentação saudável é uma preocupação de toda a empresa, todos os dias, com implicações desde a compra da matéria-prima até à disponibilidade dos produtos no supermercado”, afirma a diretora de Marketing. Afinal, só assim o consumidor entende a mensagem como verdadeira e continua a confiar nas marcas. “E nós queremos continuar a merecer a confiança dos portugueses, sempre”, diz.

Para a insígnia, é “crucial” continuar a trabalhar na relação emocional com os seus consumidores, trazendo produtos e conteúdos relevantes e que vão ao encontro das preocupações atuais, uma vez que a Bom Petisco “faz parte do património gastronómico de várias gerações”. “Os hábitos e as dinâmicas das famílias portuguesas têm vindo a alterar-se e nós queremos ser parte ativa dessa mudança, motivando novas e melhores refeições, mais momentos de convívio à mesa e snacks mais saudáveis e nutritivos”, conclui Catarina Ferraz.

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