Marketing

Limiano partilha Portugal à mesa. Diz a Joana

“Inspirar as famílias a criarem verdadeiros momentos de ligação, através da tolerância (às diferenças, às imperfeições, aos gaps geracionais, aos hábitos), criando um espírito de união, faz parte da missão da marca”, que procura promover momentos de partilha à mesa, em casa, em família, afirma a Senior Brand Manager da Limiano, Joana Vinagre.

quarta-feira, 07 julho 2021 12:56
Limiano partilha Portugal à mesa. Diz a Joana

Enquanto marca portuguesa, Limiano tem vindo a reforçar a sua portugalidade e também a homenagear o que é português, nomeadamente através da realização de parcerias com marcas portuguesas com os mesmos valores, cheias de histórias e de tradições, tais como a Bordallo Pinheiro e a Costa Nova, acrescenta. “E quando afirmamos que ´somos todos fatias da mesma bola´, a expressão vai muito além do significado literal. Significa fazer parte do mesmo, ter um elo emocional que nos liga e ultrapassa a rotina diária que, por vezes, nos impede de estar verdadeiramente conectados. É valorizar a diferença sempre com sentimento de pertença”, sublinha a propósito.

Na visão de Joana Vinagre, a chave do sucesso da marca reside na qualidade e nas caraterísticas intrínsecas do produto, muito apreciadas pelos consumidores, no sabor suave e numa textura amanteigada, aliado aos valores que a marca transporta: tradição e genuinidade, qualidade e família. “Tudo isto faz de Limiano a marca de queijo preferida pelos portugueses”, frisa. Acresce que o sucesso passa, ainda, pela aposta permanente na tradição aliada à inovação. “Respeitamos a tradição do passar de mão em mão, de geração em geração, pois é o que nos une e nos torna verdadeiramente genuínos. Fazer parte da família é ter identidade e orgulho em mantê-la”, destaca.

Joana Vinagre garante que Limiano é a marca de queijo mais consumida em Portugal e justifica: é a marca líder no Total Queijo – a maior categoria em valor nos Bens de Grande Consumo em Portugal -, com 8,6% de quota de mercado em valor e líder, igualmente, no segmento de Fatias de Flamengo, com 23% quota de mercado em valor, ACNielsen FY 2020. Em termos de exportação, a marca está presente em países como França, Luxemburgo, Bélgica, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Estónia, Canadá, Angola, Moçambique e Timor Leste.

Quanto à evolução do perfil e gosto do consumidor de Limiano, assegura que a marca tem sabido evoluir, crescer e desenvolver uma relação de confiança e proximidade com as famílias portuguesas há mais de 60 anos. “Os consumidores, ao longo dos anos, têm vindo a apresentar novas exigências e hábitos de consumo diferenciados e a nossa marca tem respondido e acompanhado essa evolução e esses interesses dos consumidores. A Bola de Queijo Flamengo Limiano é – diz –, simultaneamente, o ícone da marca e o ponto de partida da sua história: as fatias pré-embaladas, são cortadas diretamente da bola Limiano. Com uma oferta diversificada, Limiano está presente também nos segmentos de queijo ralado e no de queijo curado, com o seu Limiano Amanteigado sem casca “para saborear até ao fim”. Já no final de 2020, e durante a pandemia, consciente da tendência crescente no consumo de snacking, a marca lançou um snack nutricionalmente equilibrado: o Limiano Pausa, uma combinação de cubos de queijo com amêndoas e arandos, da qual resulta uma solução que entrega “sabor, nutrição e conveniência”. Está disponível numa prática embalagem, que é totalmente reciclável e com incorporação de materiais reciclados, e possui a porção certa, para que todos possam usufruir de uma pausa saborosa e nutritiva em qualquer momento e lugar. Numa abordagem a eventuais novidades em termos de oferta, a Senior Brand Manager da marca declara que mantêm o propósito de reforçar a liderança e a preferência em todos os segmentos relevantes, continuando a trazer inovação ao mercado. “No final deste ano, princípio do próximo, espera-se o lançamento de mais novidades”, anuncia, sem detalhar.

Joana Vinagre enquadra que o Grupo Bel, detentor da marca Limiano, redefiniu a sua missão corporativa através do compromisso “disponibilizar alimentos saudáveis e responsáveis para todos”, através da nova assinatura: “Bel for All, for Good”. “Ousadia, compromisso e colaboração são as linhas orientadoras que regem o dia-a-dia do grupo Bel, construindo uma cultura colaborativa que nos distingue, porque comunicamos, colaboramos, tomamos iniciativa, somos exigentes e vencedores. Juntos, ultrapassamos dificuldades. Juntos, celebramos sucessos. Juntos, partilhamos sorrisos. Juntos, somos uma empresa familiarmente responsável”, adianta.

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