Marketing

Imagem moderada e vulnerável marca Portugal

A marca Portugal tem uma imagem e reputação moderadas para o público interno e vulneráveis para o externo. De acordo com a consultora OnStrategy, notoriedade e familiaridade, e beleza foram os atributos com melhor registo em cada um dos conjuntos de pessoas, respetivamente.

quinta-feira, 22 julho 2021 11:06
Imagem moderada e vulnerável marca Portugal

Com base na avaliação de 16 atributos, foi construído um indicador de Força e Energia da marca Portugal, que coloca a mesma num registo moderado (63,3 pontos) para o público interno e num registo vulnerável (57,0 pontos) para o público externo.

Para o público interno, além da notoriedade e familiaridade, que regista uma avaliação de 100 pontos, os atributos melhor percecionados são: valores, cultura e tradição (85,4 pontos), beleza (85,0 pontos), e produtos e serviços (68,3 pontos). No extremo oposto, figuram os atributos com registos vulneráveis como: relevância internacional (39,8 pontos), governo e ética (43,4 pontos), ambiente político (47,8 pontos), comunicação e divulgação fora do país (50,3 pontos), liderança e visão (50,7 pontos), e ambiente económico (56,9 pontos).

No âmbito da imagem externa, os atributos com melhor registo são: beleza (80,4 pontos), estilo de vida e ambiente social (75,1 pontos), e valores, cultura e tradição (74,5 pontos). Por outro lado, os atributos mais expostos e vulneráveis são: relevância internacional (36,4 pontos), comunicação e divulgação fora do país (36,4 pontos), inovação e diferenciação (46,0 pontos), e liderança e visão (47,7 pontos).

“Com este estudo, torna-se evidente que diferentes stakeholders conduzem a objetivos estratégicos diferentes desde a construção de notoriedade, de posicionamento, de reputação, de experiência e de compra, e que obrigam à utilização de veículos táticos de execução diferentes e complementares. Coloca-se o desafio de analisar cada público-alvo (interno e externo) e reconstruir o propósito da marca Portugal para o calendário pós-pandemia”, afirma o Partner e CEO da OnStrategy, Pedro Tavares.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing