Marketing

O País Inventa pedidos nacionais de marca

Portugal alcançou o segundo lugar do ranking per capita de pedidos nacionais de marca em 2019 e 2020, num universo de mais de 22 milhões de requisições. De acordo com o estudo “Marcas Made In Portugal” da Inventa International, especialista em proteção de propriedade intelectual, o País cai para a 18.ª posição nas solicitações internacionais.

segunda-feira, 30 agosto 2021 10:08
O País Inventa pedidos nacionais de marca

Em 2020, os portugueses deram uma resposta "bastante positiva" à pandemia de Covid-19, tendo alcançado um volume de pedidos de marcas nacionais de 21.471. De acordo com os autores, é um número “surpreendente”, principalmente se equipararmos com as cerca de 21.627 marcas requeridas em 2019. Neste mesmo indicador, encontram-se os titulares portugueses com mais pedidos de marca submetidos, onde é possível verificar alguns nomes como: Universidade de Aveiro, SIC, Sociedade Portuguesa de Futebol, Porto Editora ou Caixa Geral de Depósitos.

O estudo conclui que houve um “crescimento sólido” do volume de pedidos nacionais de marcas nos últimos 20 anos, colocando Portugal em sexto lugar no ranking geral, posicionando-se apenas atrás de Itália, Reino Unido, Espanha, Alemanha e França – um resultado “muito positivo” para o País. Já os pedidos de marcas internacionais, nas últimas duas décadas, não têm acompanhado o volume de proteção de insígnias nacionais, sendo que apenas 20% das marcas portuguesas são requeridas ao nível internacional.

Relativamente às classes das solicitações, realizadas entre os anos 2001-2020, é possível constatar que, em território nacional, a percentagem é “bastante equilibrada” – 47% para produtos e 53% relacionadas com serviços. “A abrangente classe que contempla serviços de publicidade, marketing, administração de negócios, entre outros, lidera a tabela tanto nos pedidos nacionais como nos internacionais”, lê-se.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

Liga-te com o Coração

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing