Marketing

É hora de "reciclar no sentido certo"

“Reciclar no sentido certo” é o mote da nova campanha das entidades gestoras de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE). A publicidade tem como objetivo ajudar os consumidores a perceberem onde devem colocar os aparelhos que já não podem ser reparados e que atingiram o seu fim de vida, bem como alertar para a importância do seu comportamento no processo de reciclagem.

terça-feira, 21 setembro 2021 17:00
É hora de "reciclar no sentido certo"

O Electrão, a ERP Portugal e a E-Cycle juntaram-se à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e à Direção-Geral das Atividades Económicas (DGAE) para desenvolver a campanha, que está presente em televisão, rádio e online - incluindo redes sociais e site. Neste último, será possível encontrar os principais conceitos associados à gestão de REEE, apelando à participação ativa dos cidadãos, através da entrega dos seus resíduos nos locais apropriados, consolidados e disponíveis na plataforma.

A secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, afirma que em dez anos se vão passar a vender, por ano, no mundo, 1500 milhões de smartphones. "Em 2030, serão 75 milhões de toneladas, quase como 7500 torres Eiffel. Este fluxo tem desafios (componentes perigosos), oportunidades (metais preciosos) e metas ambiciosas de recolha e valorização. Mas são metas que países como Portugal têm dificuldade em cumprir. É no âmbito do 'Plano de Ação dos REEE' que se insere esta campanha. Não queremos tornar a ação cidadã ecologicamente perfeita, mas explicar onde podemos fazer diferença, pela nossa saúde, da nossa família e do lugar onde vivemos, mesmo com ações imperfeitas", defede.

Para o secretário de Estado do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor, João Veloso da Silva Torres, esta campanha é uma das medidas do 'Plano de Ação dos REEE', definido pelo Governo, para corrigir ineficiências detetadas no Sistema Integrado de Gestão destes resíduos. "A importância de uma eficiente gestão destes resíduos não se esgota em motivos ambientais, sendo muito relevante para a economia, face à possibilidade de manutenção dos materiais no ciclo económico pelo máximo tempo possível e à criação de empresas, rendimento e emprego que as atividades de tratamento e reciclagem potenciam. Os consumidores são um agente fundamental na condução da mudança, sendo expectável que esta campanha tenha um efeito muito positivo  numa gestão mais eficiente dos REEE", explica. 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing