Marketing

A Jordan inova pela sustentabilidade. Diz a Rita

“A Jordan tem trazido ao mercado de forma consistente soluções inovadoras, não só pelas caraterísticas intrínsecas de eficácia e ergonomia dos produtos, como também pelo que representam em termos de sustentabilidade e de privilegiarem a circularidade, diminuindo assim o desperdício”. A afirmação é da partner e responsável de marketing da GBSO, Rita Palma, e enquadra a inovação como um importante ponto diferenciador da marca.

sexta-feira, 05 novembro 2021 14:51
A Jordan inova pela sustentabilidade. Diz a Rita

Uma “marca relevante e muito inovadora”. Eis o posicionamento da Jordan, segundo Rita Palma. “A Green Clean é exemplo disto mesmo: trata-se de uma gama completa de materiais reciclados para adulto e criança, produto do ano 2021”, diz a partner e responsável de marketing da GBSO. “Agora, a marca foi a primeira a lançar recargas para as escovas elétricas em plástico reciclado, dando mais um passo importante no reforço do seu posicionamento como marca relevante e muito inovadora”, declara, salientando a preocupação subjacente de ir sempre ao encontro das expetativas dos consumidores.

Afirmando-se como “líder na Escandinávia em todos os segmentos da higiene oral”, a marca estabeleceu uma parceria com a Wilfa, especialista em eletrónica, de que resultou o lançamento das escovas elétricas Jordan: “altamente eficientes, ergonómicas e autónomas, com um design, praticidade e originalidade que são cunho da marca”.

Rita Palma recorda, a propósito, que em Portugal o mercado elétrico estava muito concentrado num único player, e a necessitar de inovação e de propostas para diferentes públicos-alvo muito acessíveis. “As recargas Green Clean de plástico reciclado foram o argumento decisivo para entrarmos em força em todo o mercado português”, acrescenta, especificando que existem dois modelos de escovas elétricas Jordan: a versão base e a versão Plus, sempre com o objetivo de melhorar a experiência diária.

“Todas têm uma bateria de longa duração com carregamento rápido, indicador de bateria fraca, sensor de pressão, temporizador de escovagem e duas velocidades. Uma versão traz uma base e a outra um estojo de viagem”, adianta. Na sua opinião, a duração da bateria, as soluções de embalagem de viagem e as propostas mais sustentáveis são os principais fatores diferenciadores das congéneres. “Se a estes aspetos juntarmos as recargas de plástico reciclado compatíveis com a maioria das escovas elétricas do mercado, temos uma proposta vencedora à partida”, acrescenta. Entende que o consumidor valoriza a disponibilização de recargas e já interiorizou a necessidade de trocar as escovas de três em três meses no máximo e que a recarga é algo que faz parte dos seus hábitos de consumo – não só em termos de escovas elétricas como, por exemplo, no que se refere ao fio dental com cabo, em que se pode substituir o fio mantendo o cabo. “Agora, com as recargas de plástico reciclado compatíveis com outras marcas, é mais um passo no sentido da circularidade e diminuição do desperdício. Estamos muito orgulhosos deste lançamento”, sublinha.

Sobre inovação e sustentabilidade, Rita Palma defende que devem ser parceiras no que se refere à saúde oral, e que é para isso que trabalham todos os dias, “para obter soluções mais eficazes e que privilegiam a sustentabilidade”, relembrando que a higiene oral é muito poluente não só pela via dos plásticos como pela utilização de acessórios descartáveis. “É uma prioridade tornar estes produtos com um ciclo de vida maior e ter por base materiais mais amigos do ambiente. A Jordan tem provado que isso é possível através da sua linha Green Clean de plástico e cartão reciclado com cerdas de origem bio e pastas dentífricas vegan”, declara.

Essas propostas, prossegue, têm vindo a substituir paulatinamente as propostas clássicas, o que é muito relevante nos hábitos de consumo. Adianta, ainda, que têm procurado trazer essas propostas para o mass market a um preço muito acessível, garantindo facilidade de disponibilização e de adaptação ao estilo de vida do consumidor. “Não é muito relevante ter soluções altamente vanguardistas se depois só estão disponíveis em canais muito seletivos e a um preço muito alto quando comparado com um produto substituível clássico, ou não se adaptam facilmente ao estilo de vida dos consumidores”, afirma, realçando que há que trabalhar a sensibilização e dar soluções concretas aos consumidores.

“É mais importante para o planeta que muitos tenham uma solução sustentável que substitua concretamente uma menos sustentável, do que uma elite possuir uma solução super inovadora que não seja acessível a todos, pelo preço, pelo canal de distribuição ou por não se encaixar no estilo de vida dos consumidores”, defende. “A Jordan está, neste momento, a desenvolver uma ação para promover a circularidade a nível nacional. As escovas de dentes não são recicladas atualmente em Portugal, algo que queríamos combater. Assim, em parceria com a Associação Portuguesa de Surf Adaptado, criámos ecopontos para recolher escovas de dentes de todas as marcas que depois tratamos e cujo plástico serve para fazer pranchas de surf para oferecer à associação”, afirma, sublinhando estarem, deste modo, a promover a circularidade e a inclusão. Denominada Recycle to Surf, a ação está a revelar-se um “verdadeiro sucesso”, com dentistas, escolas e lojas de alimentação como a Go Natural a aderirem, diz, adiantando que possuem já mais de 150 pontos de recolha. Neste âmbito, declara, ainda, que a Quercus gostou muito da ação da marca, a qual foi, inclusivamente, tema no programa Minuto Verde como exemplo de ação que promove a sustentabilidade. “Toda a equipa está muito orgulhosa em Portugal e fomos reconhecidos pela casa-mãe como tendo a melhor ação local de Marketing deste ano a nível mundial”, frisa.

Para o futuro próximo, a marca tem “muitos projetos”, passando a maioria pelo eixo da circularidade e da diminuição do desperdício, “nunca descurando a eficácia e o design tão caraterísticos da marca”. “Importa não esquecer as linhas de criança da Jordan, um case study no mercado com a linha Steps que acompanha o crescimento da criança em função das suas necessidades. Este é outro dos segmentos muito importantes para nós e ao qual também temos trazido produtos mais sustentáveis para substituir os clássicos”, remata.

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing