Marketing

A maior rede de outdoors digitais? É a dreamMedia do Ricardo

A dreamMedia acaba de lançar a primeira rede nacional de outdoors digitais, envolvendo um investimento inicial de cinco milhões de euros financiado a 100% com capitais próprios. Este é, segundo o CEO da empresa, Ricardo Bastos, “o maior investimento realizado no mercado de publicidade outdoor em Portugal na última década”.

quinta-feira, 11 novembro 2021 12:01
A maior rede de outdoors digitais? É a dreamMedia do Ricardo

A dreamMedia investiu cinco milhões de euros no lançamento da primeira rede nacional de outdoors digitais. A empresa passa, assim, a “liderar também o setor do digital Out of Home (OOH)”, revela o CEO, Ricardo Bastos. “Atualmente apenas existem em Portugal operações digitais em indoor, áreas de serviço e transportes, sendo esta a primeira e única rede nacional digital de rua. O investimento representa uma mudança de paradigma em Portugal, quer tecnológico, quer estratégico”, especifica, acrescentando que os painéis digitais, de alta-definição, da empresa permitem mensurar a audiência impactada, segmentar os conteúdos e as mensagens em função da localização, e incluir várias mensagens em cada painel. Esta “rede inovadora”, prossegue, permite também gerir os conteúdos em tempo real, com possibilidade de alteração dos conteúdos ao minuto e adaptações consoante o horário e clima, com diferentes mensagens para diferentes momentos do dia e condições climatéricas. “Digitalizar o país pela primeira vez, com um investimento de cinco milhões de euros, é uma revolução neste mercado. Vamos proporcionar a mesma qualidade na comunicação OOH que existe nas maiores cidades do mundo e permitir que as marcas consigam comunicar de forma mais inteligente, dinâmica e digital junto dos seus consumidores”, garante. Além disso, frisa, permitirá aos anunciantes que o desperdício de investimento publicitário passe a ser praticamente zero (já que podem passar a mensagem certa no momento e local certo).

Sobre as motivações da rede, Ricardo Bastos explica: “pretendemos recuperar o país face ao forte atraso existente em relação às médias internacionais, considerando que grande parte da Europa está bem desenvolvida neste aspeto. Estamos a preparar e a adaptar as cidades aos atuais consumidores, que são sobretudo digitais”. Acrescenta que querem, ainda, garantir a oferta de uma solução que permita a presença das marcas em suportes digitais na rua, com todas as vantagens e dinâmicas associadas. “Num momento em que os consumidores ativos são cada vez mais digitais, urge a necessidade de criar uma ligação direta com o OOH, através do digital. O conceito é simples: cidades digitais para cidadãos digitais”, sublinha.

Ante a pergunta sobre até que ponto a inovação tem permitido à empresa manter um posicionamento de destaque, Ricardo Bastos declara: “muito embora o setor do Out-of-Home se enquadre numa área em permanente evolução, é sempre necessário distinguir o que é novidade, uma simples mudança incremental a um produto já existente, do que é inovação, uma verdadeira mudança de paradigma e forma de operação do mercado”.

“Em Portugal, muitas novidades apareceram na última década que, tal como uma moda, acabaram por se extinguir sem contribuir para o desenvolvimento de um setor que se encontrava subdesenvolvido e muito concentrado. A oferta de soluções verdadeiramente inovadoras, era inexistente”, diz. A propósito, recorda que a missão do Grupo dreamMedia é a de acrescentar permanente valor ao mercado, criando soluções que se enquadrem com as necessidades dos anunciantes e se consolidem.

“Hoje, o Grupo dreamMedia é a maior empresa de publicidade outdoor em Portugal. É líder nacional em outdoors estáticos/digitais e meios para ativação/roadshow de marcas e desenvolve estratégias de comunicação Out-of-Home adaptadas à necessidade de cada anunciante. Cada campanha tem a sua própria personalidade”, especifica. Já sobre a forma como a inovação impacta a perceção da marca junto do consumidor, diz que “o meio é a mensagem, porque acreditamos que o formato e a localização onde o anunciante comunica têm influência sobre a perceção que o consumidor desenvolva sobre a marca. O ano de 2020 marcou o início dos investimentos da dreamMedia em inovação, através do Digital Out-of-Home (DOOH), porque acreditamos que o mundo mudou”.

Nesta rentrée do mercado, a tecnologia saiu reforçada e está cada vez mais presente junto do consumidor, seja no seu telemóvel, no seu trabalho, em sua casa, em todo o seu dia a dia, acrescenta. Vê a digitalização dos outdoors como “um processo irreversível e um passo “fundamental para as marcas se aproximarem da jornada diária dos seus consumidores, hoje em dia mais digitais, e disponíveis para receber estímulos ao consumo através de um meio também digital, com o qual se identificam e estão recetivos a serem impactados”.

Ricardo Bastos declara, ainda, que a estratégia da dreamMedia para campanhas de publicidade exterior é definida pelo conceito “Localização é Tudo”, que defende um foco permanente nas melhores localizações, em formatos adaptados ao seu contexto envolvente, em equipamentos de design avançado, em tecnologia de alta definição e na segmentação de audiências através do estudo do meio Outdoor, elementos que considera essenciais para garantir o sucesso de uma campanha outdoor.

Entende que inovar para dar vida às marcas implica sobretudo potenciar as marcas e garantir a eficácia e a eficiência das mensagens publicitárias. “O digital vem revolucionar a publicidade exterior, porque vem permitir uma customização das mensagens, uma muito maior proximidade entre as marcas e o consumidor. E sendo uma operação eminentemente tecnológica, é também arte porque é tanto mais eficaz quanto maior for a criatividade. No fundo, ao ajudarmos as marcas a ser mais eficazes, estamos a potenciar as suas vendas e, portanto, o seu encaixe financeiro”, acrescenta. Diz ainda que criatividade e ousadia sempre foram o melhor aliado do outdoor e uma inegável fonte de impacto para o consumidor. “Recentemente conhecemos o caso de novos partidos políticos, que obtiveram sucesso e notoriedade através de campanhas criativas e diferenciadoras difundidas no meio Outdoor”, conclui.

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing