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O Gatão Lata está a “evoluir e crescer”. Palavra da Ana

Portugal foi o mercado de lançamento, em março, do formato em lata do vinho branco Gatão. O projeto continua a “evoluir e crescer” no País, ganhando cada vez mais espaço, segundo a gestora de Comunicação e Relações Públicas da Sociedade dos Vinhos Borges. Ana Montenegro diz que as vendas falam por si, mostrando uma recetividade “muito acima” do esperado, e destaca o packaging da lata, que arrecadou o prémio de design na International Canned Wine Competition.

quarta-feira, 17 novembro 2021 11:23
O Gatão Lata está a “evoluir e crescer”. Palavra da Ana

Briefing | O Gatão tem uma opção em lata, de 250 ml, desde o início de 2021. Qual a evolução do mercado do vinho em lata no País? E especificamente do Gatão em lata?

Ana Montenegro | É inquestionável a forte tendência e crescimento do formato ao nível mundial, e Portugal não fica de fora.

Ir ao encontro de novas gerações, trazendo novos consumidores ao vinho; promover um consumo responsável e sustentável aliado à funcionalidade; e o próprio perfil natural do vinho branco Gatão – que consideramos assentar na perfeição para o conceito –, associado ao posicionamento e carisma da marca, foram e são as fortes motivações que nos entusiasmam diariamente no projeto Gatão Lata. Este continua a evoluir e a crescer no mercado, ganhando cada vez mais espaço.

O Gatão Lata surgiu a partir de um pedido expresso de um cliente do mercado internacional, que nos despertou para a realidade de uma categoria que é já muito popular e uma forte tendência em alguns mercados externos – com crescimento de dois dígitos ao ano e uma previsão de consumo anual, em todo o mundo, na ordem das 400 milhões de latas de vinho.

E qual foi a reação do mercado português nestes primeiros meses?

A reação, de uma forma global, foi bastante positiva e superou expectativas logo desde início. O Gatão é uma marca que, desde 1905, saltou barreiras e fronteiras e está neste momento em cerca de 70 mercados. Portugal foi o mercado de lançamento do formato Gatão Lata, seguindo-se Espanha, Andorra, Holanda, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Eslováquia, Chipre, diversos países africanos e Brasil. A conquista pelos restantes mercados está em curso, com previsão de aberturas para breve.

Falando sobre o lançamento do Gatão Lata em Portugal, este foi uma agradável surpresa. Sabemos que o mercado nacional é ainda muito conservador e convencional, mas as vendas mostraram uma recetividade muito acima do esperado. Consideramos ter, também, um conceito que se enquadra ainda melhor numa mudança de hábitos de consumo que todos vivemos, com a consequente preferência por espaços exteriores.

Acreditamos assim que o Gatão Lata tem tudo para continuar a ter uma excelente recetividade e ser um sucesso no mercado interno e externo, continuar a dar que falar com esta nova faceta, indo sempre ao encontro das exigências dos nossos consumidores e conquistando em simultâneo novos públicos e mercados.

E Gatão é sempre aquela proposta ideal. Seja para o verão, janeiro ou fevereiro, é mesmo a companhia para o ano inteiro!

O que sentem que o consumidor mais valoriza na opção em lata?

O Gatão Lata é o formato ideal para um consumo descomplicado, responsável e amigo do ambiente, perfeito para momentos de convívio ao ar livre. É, assim, a síntese que o consumidor jovem de vinho procura nos dias de hoje: ambiente, funcionalidade e consumo no exterior – praia, piscina, campo e piquenique são alguns exemplos. Além disso, o vinho branco Gatão tem o perfil ideal para este conceito: jovem, fresco, bouquet aromático único, grau alcoólico moderado (9ºC), num conjunto refrescante e meio-seco, que resulta na harmonização mais que perfeita para o formato de 250 ml.

Também a crescente preocupação com o meio ambiente vem validar fortemente o conceito, num mundo cada vez mais informado e responsável. O Gatão Lata é eco-friendly, com uma considerável redução da pegada de carbono. Além da taxa de reciclagem da lata de alumínio ser cerca de três vezes superior à do vidro, e à menor energia necessária para refrigeração, junta-se a menor energia requerida para o transporte da lata: menos espaço, menos peso, logo menos consumo.

Qual a estratégia da marca para atrair mais consumidores?

Com as restrições que vivíamos – e que ainda vivemos – em março, mês de lançamento do Gatão Lata, em que qualquer ação no ponto de venda ou de ativação com dinâmicas em locais de consumo não estava – e ainda não está – permitida, a comunicação online foi a grande aposta e o grande desafio.

De salientar a forte aposta no marketing digital e nos canais de comunicação, como rádio e TV, que foram e são também o nosso próprio e principal veículo para chegarmos ao target certo no momento certo, comunicando o novo formato de forma diferenciada. Esta é baseada na imagem e singularidade da marca, numa linguagem direta e descomplicada, repleta de cor e contemporaneidade, pensando no dia de hoje, mas projetando sempre o dia de amanhã.

Através das nossas redes sociais Facebook e Instagram, comunicamos as vantagens da lata e os momentos perfeitos de consumo, sempre numa linguagem e tipo de comunicação cuidada, divertida e descomplicada, dirigida ao nosso público-alvo. A estreia nos canais de comunicação de massa iniciou-se na rádio Nova Era com spots publicitários, sendo que os holofotes levaram rapidamente o Gatão Lata para a TV. A estreia iniciou-se na TVI e TVI24 com o vídeo promocional, que ainda hoje navega em diferentes canais online.

Considera que mudou alguma coisa no seguimento do Package Design Award que o Gatão Lata arrecadou?

Sermos distinguidos com este prémio foi, sem dúvida, mais um voto de confiança e uma conquista além-fronteiras que muito orgulhou toda a equipa. Sermos o único vinho português a ser distinguido no International Canned Wine Competition, com o prémio Package Design Award, veio reforçar e sedimentar o conceito, tendo sempre resultados positivos, até numa ainda maior confiança e reconhecimento por parte dos consumidores ao nível nacional e internacional.

Gatão é atitude, caráter, diversão e autenticidade, e o packaging da lata reflete isso mesmo! Seguimos o instinto de forma a chegar a uma imagem com forte impacto, atrativa e apelativa, preservando sempre o património gráfico e histórico de toda a linha da marca, e tendo sempre em mente o target deste novo formato e o estilo do vinho: jovem e fresco.

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