Marketing

Apostar em marketing digital? Aumenta as vendas

As marcas que apostam em marketing digital viram aumentar as suas vendas, em 2020, 18% acima das que apresentam menor maturidade digital. Os dados são avançados pelo BCG – Boston Consulting Group, no estudo “The fast track to digital marketing maturity”.

quinta-feira, 09 dezembro 2021 12:23
Apostar em marketing digital? Aumenta as vendas

Em 2020, as marcas com mais maturidade digital registaram um valor 2% superior ao que haviam registado em 2019. Além disso, por apostarem em marketing digital apresentam, também, melhor dinâmica de eficiência de custos – em média melhoraram a sua eficiência em 29 p.p. acima das menos maduras.

Por sua vez, no estudo “O Caminho para um Portugal Biónico: A maturidade digital do tecido empresarial em Portugal”, a BCG verificou que a digitalização das empresas do País está diretamente relacionada com os níveis de produtividade e os salários médios das organizações. Nas empresas mais maduras, uma transição completa no estágio de maturidade está, estatisticamente, associada a um aumento de 37% do salário médio. “Esta relação pode explicar-se pela aposta feita pelas empresas em capital humano mais qualificado, que lhes permita implementar com maior sucesso a transformação tecnológica”, explica.

O mesmo estudo refere que, apesar de as empresas mostrarem intenções de utilizar o digital como motor das suas estratégias, existe ainda “alguma inércia” na sua aplicação em certas áreas relevantes, nomeadamente em funções de suporte, operações, oferta ao cliente e de abordagem a novos mercados, resultando em lacunas digitais estruturais.

“O investimento no desenvolvimento da maturidade digital é não só uma prioridade para a competitividade da empresa, mas também uma condição para a sua sobrevivência”, defende o Managing Director & Partner da BCG, Pedro Pereira. “Os fatores que influenciam a maturidade do marketing digital evoluirão com o tempo, evidentemente, à medida que novas tecnologias vão surgindo no mercado e que os concorrentes vão desenvolvendo ainda mais as suas capacidades. Por isso, é necessário que as organizações desenvolvam as competências técnicas e as estruturas organizacionais para que acompanhem a curva da maturidade, sob pena de se tornarem irrelevantes para os consumidores”, explica.

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