Marketing

Na Havas Media, a equipa faz a força. Diz a Rita

Equipa é a palavra mais referida pela Managing Partner da Havas Media Portugal, Rita Amzalak, quando fala da estratégia para 2022. Há mais de duas décadas em território nacional, a agência tem na motivação da equipa a força motriz e é com ela que conta para responder aos novos desafios aguardados para este ano. A vontade, revela, é fazer diferente, ter humildade para querer aprender todos os dias e esperar resultados positivos.

segunda-feira, 07 fevereiro 2022 12:07
Na Havas Media, a equipa faz a força. Diz a Rita

“A grande força da Havas Media é a motivação da equipa e o seu alinhamento com aquilo em que acreditamos e que nos move”, garante a Managing Partner da Havas Media Portugal, Rita Amzalak. “Sermos relevantes e acrescentar valor às marcas é uma missão incorporada em toda a equipa e que partilhamos com os nossos parceiros”, afirma enquadrando a agência do Havas Media Group há mais de duas décadas em território nacional.

A Havas Media Portugal “existe para unir marcas e pessoas, através de ligações relevantes, assegurando o sucesso do negócio das marcas com que trabalha, com base na delineação e implementação de estratégias de comunicação, assentes num know how especializado em diversas áreas”. A saber: consultoria estratégica de comunicação, Data & Analytics, Media Planning, Digital Expertise, Content & Activation.

“Há muito que falamos de relevância e temos grandes alicerces no grupo que nos dão suporte à investigação e orientação estratégica das marcas”, prossegue. Duas décadas depois, este propósito mantém-se – diz – e a “abertura e atitude curiosa e experimentalista”, têm sido fontes de aprendizagem e evolução.

“A Havas Media tem uma presença muito significativa e reconhecida no mercado, que vem do seu histórico e dos seus valores e competências reconhecidas na nossa indústria”, nota, indicando estudos externos e conhecidos no mercado, que “avaliam a Havas Media como a melhor agência de meios nas várias dimensões avaliadas por profissionais do setor do Marketing e Comunicação (Agency Scope by Scopen)”.

“A visão do grupo e o pioneirismo na integração de todas as valências vieram reforçar essa posição e tornar mais relevante a nossa participação no mercado”, defende, adiantando que a Havas Media tem operação em mais de 100 mercados internacionais e “é uma das marcas mais importantes do Grupo Havas”.

Para 2022, a responsável revela a disponibilidade para novos desafios e a ambição de continuar a ser relevante para as marcas e de reforçar no mercado os seus valores e a “liderança pelo exemplo”.

“Somos uma equipa com abertura para processos de mudança, com vontade de fazer diferente e temos humildade para querer aprender todos os dias”, observa.

“Os clientes avaliam bem o nosso trabalho e valorizam o nosso contributo, o que valida o caminho que estamos a fazer em conjunto”, prossegue, acrescentando que a reflexão e trabalho estratégicos que fazem com as marcas é um trabalho de construção e continuidade. É nesse sentido que estudar e analisar as marcas nas suas várias vertentes e ajudar a melhorar o seu desempenho em três dimensões – funcional, pessoal e coletiva – continuará a fazer parte da promessa da agência e do trabalho conjunto com as marcas.

A network tem, assegura, uma “cultura de inovação e desenvolvimento muito fortes”, em que o compromisso de construir uma Meaningful Media Experience exige uma constante atualização dos padrões de comportamento das pessoas. “O Havas Media Group foi o primeiro grupo de media a juntar-se ao Conscious Advertising Network, precisamente porque reconhece o impacto que a media pode ter na vida das pessoas, observa. “Portanto quando falamos de Meaningful Media, falamos numa perspetiva mais ampla, em media eficaz, mas também ética. E este é o caminho mais difícil e menos óbvio. Como é que acionamos esta questão da ética no nosso negócio? Criando parcerias com editores que representem minorias, ou que tenham menor pegada ambiental e investigando o fenómeno das notícias falsas e da “desinformação”, para mencionar apenas alguns exemplos”.

E qual a estratégia para 2022? Rita Amzalak esclarece: “queremos continuar a trabalhar para o melhor e para isso precisamos de continuar a ter a nossa equipa, também no seu melhor. Isto faz parte da nossa fórmula para conseguirmos acrescentar valor e significado naquilo que fazemos e responder aos desafios”.

Para a Managing Partner da Havas Media Portugal, a nova economia trouxe também uma nova geração. “Uma comunidade mais informada, mais consciente, mais instruída, mas também mais autêntica e exigente. E também é isso que espera das marcas e do seu contributo para melhorar a sua experiência e a sua qualidade de vida. Esta geração está a levar a exigência para outro patamar. Para uma dimensão coletiva onde esperam a intervenção e contribuição das marcas para a comunidade e para o bem coletivo. Este continua a ser um grande desafio para as marcas e muitas já clarificaram o seu propósito e a sua mensagem é coerente em todos os seus pontos de contacto”, nota. Um desafio que assume também como da agência, defendendo a necessidade de continuar a estudar estes comportamentos e mudanças de paradigma. “Estamos ligados a muitas fontes de informação e conhecimento e temos estudos e ferramentas que nos apoiam nesta investigação”, sustenta.

“As marcas estão a transformar o seu negócio para se alinharem com estas novas gerações de consumidores que se estão a formar e para continuarem conectados com elas. Nós ajudamos a fazer estas conexões para que as marcas continuem a ser relevantes e a ter um impacto positivo na comunidade e consequentemente no seu negócio”, explica.

Mas o que faz a agência para captar o interesse das marcas? Seguimos a nossa missão e há efeitos orgânicos gerados por essa dedicação”, diz a Managing Partner. “Para nós, o melhor resultado é aquele que nasce de um trabalho conjunto e partilhado com os nossos clientes e essa dimensão tem sido muito valorizada e produtiva. Temos casos de clientes que mudam de empresa e que voltam a contactar-nos para trabalhar connosco. Outros que nos recomendam e nos trazem novas oportunidade. Tudo isto é um enorme reconhecimento e um estímulo à nossa motivação”. Considera que a cultura de partilha de conhecimento e de criação de parcerias da agência tem tido também um efeito de expansão da marca Havas Media e acredita que estas iniciativas aumentam a sua atratividade no mercado. Um contributo positivo tem sido igualmente dado pelos prémios com que tem sido distinguida, na medida em que expõem o trabalho desenvolvido e as marcas envolvidas. “Faz parte da nossa cultura a partilha de casos e experiências com os nossos parceiros e equipas internacionais”, conta. “Os prémios são o resultado de um alinhamento da nossa missão com os desafios de negócio e de comunicação das marcas, e os resultados validam essa conexão. O mais importante é que os prémios são sempre partilhados e fruto de um trabalho conjunto com os nossos clientes e parceiros”.

Rita Amzalak encara as distinções como um reconhecimento do trabalho e dedicação, salientando os galardões como Agência de Meios do ano em vários festivais e prémios da indústria, nos últimos anos. “Esta consistência reforça a nossa liderança e a convicção de que a construção de uma Meaningful Media é diferenciadora e contribui para os resultados das marcas, pelo que vamos continuar esta evolução e esperar para 2022 resultados positivos”, remata.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

bt nl

2050.Briefing

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing