Marketing

O que se bebe há 45 anos? Coca-Cola

Foi a 4 de julho de 1977, num café da Baixa de Lisboa, que se vendeu a primeira Coca-Cola em Portugal. “Coca‑Cola, a Tal” foi o slogan do anúncio lançado nesse mesmo ano.

terça-feira, 05 julho 2022 10:36
O que se bebe há 45 anos? Coca-Cola

A marca entrou, assim, em território luso 50 anos depois da criação do famoso slogan por Fernando Pessoa: “Primeiro estranha-se, depois entranha-se” e da proibição pela Justiça portuguesa e pelo Estado Novo.

A fábrica a partir de onde são, atualmente, produzidas cerca de 90% das bebidas que chegam diariamente a todo o país foi inaugurada em 1978, em Azeitão.

Ao longo dos últimos 45 anos, a Coca-Cola foi parceira em iniciativas como o Campeonato do Mundo de Juniores em 1991, a Expo 98, o Euro 2004 ou a Taça Coca-Cola. Promoveu duas edições da coleção “Património Revisitado” em que colocou a embalagem de uma bebida ao serviço de monumentos históricos do país, entre outras ações desenvolvidas no apoio à cultura. Em 2019, lançou o programa ´BORA Mulheres em Portugal, para promover o empreendedorismo feminino, e o projeto “Plantar Água”, com a ANP|WWF, que visa o restauro ecológico de várias áreas afetadas pelo incêndio florestal da Catraia em 2012 através da instalação de mais de 50 mil árvores e arbustos mediterrânicos em 100 hectares da Serra.

O ‘BORA Jovens é o mais recente programa na área da sustentabilidade social, que teve a sua primeira edição em Portugal em 2021, com o objetivo de contribuir para a retoma da economia nacional, apoiando jovens inseridos em contextos mais vulneráveis a integrarem o mercado de trabalho.

“A Coca-Cola tem procurado ter uma presença responsável e consciente das necessidades e da atualidade do país. Estivemos desde sempre ligados a apoios e projetos de desenvolvimento social e profissional e à proteção do ambiente. Nunca esquecendo a nossa grande missão de refrescar o mundo e fazer a diferença”, afirma a diretora-Geral da Coca-Cola Portugal, Ana Claudia Ruiz.

“A Coca-Cola não só faz parte da história do país como contribui ativamente, e cada vez mais, para a economia nacional. Por exemplo, por cada euro que é gasto em Coca-Cola, 81 cêntimos permanecem em Portugal. Este impacto positivo que temos só é possível graças ao trabalho de toda a equipa, aos parceiros e às relações que criamos com clientes e com toda a comunidade na qual estamos profundamente envolvidos”, acrescenta o VP & Country Director Portugal da Coca-Cola Europacific Partners, Rui Serpa.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

2050.Briefing

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing