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“CO2AT” dá Eficácia à SaTG e This is Pacifica

O projeto “CO2AT”, da Azgard Nine Limited, valeu às agências Stream and Tough Guy (SaTG) e This is Pacifica o Grande Prémio à Eficácia 2022, revelado esta quinta-feira à noite. O Escritório volta a ser, pelo terceiro ano consecutivo, a Agência Criativa do Ano. Já a Initiative conquista o título de Agência de Meios do Ano, nesta iniciativa da APAN – Associação Portuguesa de Anunciantes.

quinta-feira, 24 novembro 2022 16:40
“CO2AT” dá Eficácia à SaTG e This is Pacifica

A gala da 18.ª edição desta iniciativa, de que a Briefing é media partner, decorreu na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, e foi conduzida pelo humorista Diogo Batáguas.

O managing partner da SaTG, João Ribeiro, afirmou o “grande orgulho” e a “sensação incrível”, como agência independente, em conseguir este tipo de impacto, não só na indústria nacional, mas internacional, para um cliente do Paquistão, com o “reconhecimento nos principais festivais”. Admitindo tratar-se de um trabalho pouco conhecido em virtude de ser uma campanha B2B, salientou o seu impacto: um investimento de 37 mil euros gerou um retorno direto de mais de cinco milhões de euros em vendas. “É inacreditável do ponto de vista da eficácia”, defendeu, comentando que o que motiva a agência é estar próxima "das marcas e dos clientes, desafiar as organizações, fazer trabalho diferente”. Agradeceu, pois, ao “cliente que confiou cegamente” no trabalho da agência, e que “muito” contribuiu para a ideia ter evoluído, e à This is Pacifica e ao seu cofundador Filipe Mesquita, o qual realçou a caraterística “única” do projeto: “É disruptivo e consensual”. “Disruptivo, porque está sempre em evolução. E consensual, porque ganhou prémios de criatividade em Cannes e o Prémio Eficácia, esteve presente na COP26 e na Vogue”. O designer urgiu à ação: “É o momento para pegar naquilo que sabemos fazer melhor: transformar o mundo, sem desculpas e sem budget, mas com a motivação única de sermos nós que temos essa responsabilidade”.

O testemunho de João Ribeiro foi no mesmo sentido. “Perdemos tanto tempo com o nosso trabalho, abdicamos de tanto na nossa vida pessoal, que se não for para fazer extraordinário não vale a pena”, sustentou. “Vale a pena fazer algo que eleve a fasquia, que inspire toda a indústria e que sintamos orgulho e que é transformador na vida das pessoas”, disse, adiantado que esse “deve ser o mantra de toda esta indústria”. “Na indústria, acabamos por ser influenciadores do mercado e temos o privilégio e responsabilidade de não fazermos médio, de fazermos bom”, notou, num discurso em que também não foram esquecidos os agradecimentos ao sócio, Miguel Durão – "um criativo de excelência".

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“Não há duas sem três”, disse Tiago Canas Mendes, a propósito da conquista d’O Escritório, pelo terceiro ano consecutivo, do título de Agência Criativa do Ano, fruto de três Ouros, cinco Pratas, dois Bronzes e 17 casos finalistas. O sócio da agência apontou como o maior desafio na próxima década recrutar bom talento. “Entre o talento que foge para o estrangeiro e a capacidade que a indústria criativa tem de ser sexy para quem está a acabar um curso, há muito trabalho a fazer”, notou. Talento do qual não tem dúvidas é o do sócio, Nuno Jerónimo, que qualificou como “um dos maiores chatos” que conheceu na vida. Mas “o chato mais brilhante de todos”. “Passado 11 anos continua a ser gratificante trabalhar com ele. Só é chato porque tem uma paixão muito grande por boas ideias e pelo trabalho bem feito. Isso torna-o muitas vezes mal interpretado por muitos clientes, mas a sua obsessão por fazer as coisas certas e o trabalho sempre a tentar elevar a fasquia é gigante. É um dos maiores profissionais que temos em Portugal e é um privilégio trabalhar com ele todos os dias”, sustentou. E foi sem consultar o sócio que anunciou três dias de férias a todos os trabalhadores – “o mínimo” para recompensar “o esforço” da equipa “incrível” de 25 pessoas, que faz o trabalho de 70.

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Já os agradecimentos de Rui Freire, diretor-geral da Initiative, que se sagrou Agência de Meios do Ano (em resultado de quatro Ouros, três Pratas, dois Bronzes e 30 casos finalistas), foram para os clientes da agência. “Este prémio é, acima de tudo, deles. Sem eles terem ganho os ouros, pratas e bronzes que ganharam hoje era impossível sermos eleitos a Agência do Ano”, disse, não se esquecendo também das unidades internas, que são o “segredo do sucesso”. Partilhou o “o prazer e a oportunidade” de liderar uma “equipa inacreditável e fantástica”, em que confia “cegamente”. E deixou uma “palavra especial à APAN”: “É fundamental termos prémios credíveis, como os Prémios Eficácia, que valorizam a nossa indústria e trabalho, a paixão que aplicamos diariamente nos briefings, estratégias e planos que fazemos”. Mencionou ainda os concorrentes, que “elevam o serviço” que a agência presta. “Só se tivermos concorrentes fortes como aqueles que receberam hoje aqui prémios é possível a indústria ir para a frente. E temos o privilégio de trabalhar numa indústria que tem talentos fantásticos, que se esforçam diariamente para entregar muito mais do que são as suas capacidades em termos de recursos humanos”, disse, revelando o compromisso, para 2023, de ser ainda mais eficaz do que “em dois anos de pandemia e um ano de guerra”.

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Na edição em que os Prémios Eficácia atingem a maioridade, a secretária-geral da APAN, Manuela Botelho, realçou o momento “verdadeiramente especial”, particularmente para si, que acompanhou as distinções desde a “primeira hora” e que comparou a acompanhar o crescimento de um filho – “que nos orgulha, que chegou à idade adulta cheio de personalidade, bem estruturado e preparado para vencer”. Defende que “18 anos depois é possível afirmar que os Prémios Eficácia transformaram a indústria para melhor. Estão hoje enraizados no crescimento e na prática de muitos profissionais, na motivação das agências e na resiliência dos anunciantes em Portugal”. Manuela Botelho agradeceu às agências e às marcas, “por serem parte ativa na construção de uma indústria cada vez melhor e por terem contribuído para mais uma edição excelente”.

Os Prémios à Eficácia contam com o patrocínio da Cemark, do Grupo Marktest, da Playce, da The Walt Disney Company e do YouTube; e com o apoio da Briefing e da Universidade Nova de Lisboa.

 

Lista Vencedores por categoria:

Alimentação e Bebidas

  • Ouro: Amigos, amigos. Cervejas à parte | Super Bock Group | Initiative/O Escritório
  • Prata: Lançamento Sumol Laranjas do Algarve | Sumol+Compal | O Escritório/Initiative
  • Bronze: Rúben Vinagre | Mendes Gonçalves | VMLY&R

Saúde, Higiene, Beleza e Cuidado do Lar

  • Ouro:Faz as Pazes com a Comida | Wells | LOLA Normajean/Arena Media
  • Prata:Amor ao primeiro Cien | LIDL | O Escritório/Havas Media
  • Bronze:Anti-Bullying School Program | PROCTER | Carat

Produtos de Consumo Duradouro

  • Ouro: CO2AT | Azgard Nine Limited | Stream and Tough Guy/This is Pacifica
  • Prata: Zippy Bebé | Zippy | Arena Media / Stream and Tough Guy/Adagietto
  • Bronze:Homemade Jingle IKEA  | Ingka Group | Uzina/Mediacom

Telecomunicações e Media

  • Ouro: Natal Vodafone |Vodafone | Wunderman Thompson/Carat
  • Prata:Fox the Scroll | The Walt Disney Company Portugal | Estúdio Criativo TWDC/Publicis Imagine
  • Bronze:Ciberataque | Vodafone | Wunderman Thompson/Carat

Serviços Financeiros e Seguros

  • Ouro:  Fidelidade Pets | Fidelidade | Mindshare/Comon/Caetsu
  • Prata:  Laboratório Santander | Santander | Plot Seven
  • Bronze: Fidelidade Start | Fidelidade | Caetsu

Distribuição e Restauração

  • Ouro:  Quem Trouxe Natal | Pingo Doce | BBDO/Initiative
  • Prata: Tacho do Lidl | LIDL | O Escritório/Havas Media
  • Bronze:pt, tem tudo e mais não sei o quê | Worten | FUEL/Arena Media

Restantes Serviços e Administração Pública

  • Ouro: O luto de uma vida não cabe em 5 dias | Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro | Tux&Gill
  • Prata: EDP Change Tomorrow Now | EDP Energias de Portugal   | Wavemaker
  • Bronze:Abra a porta ao futuro | ERA Portugal | Flesh 512/Fullsix

Novos Produtos e Serviços

  • Ouro: pt, tem tudo e mais não sei o quê | Worten | FUEL/Arena Media
  • Prata:  Lançamento Sumol Laranjas do Algarve | Sumol+Compal | O Escritório/Initiative
  • Bronze:A Aplicação do Lidl | LIDL | O Escritório / Havas Media

Ativação e Patrocínios

  • Ouro: Fidelidade Pets | Fidelidade | Mindshare/ComOn/Caetsu
  • Prata: Férias no Lidl | LIDL | O Escritório/Havas Media
  • Bronze: Date do Lidl | LIDL | O Escritório/Havas Media

 

Comunicação Institucional

  • Ouro: Ciberataque | Vodafone | Wunderman Thompson/Carat
  • Prata: Quem Trouxe Natal | Pingo Doce | BBDO Portugal/Initiative
  • Bronze: EDP Change Tomorrow Now | EDP Energias de Portugal| Wavemaker

Comunicação Tática

  • Ouro: Amigos, amigos. Cervejas à parte.| Super Bock Group | Initiative/O Escritório
  • Prata: Ciberataque | Vodafone | Wunderman Thompson/Carat
  • Bronze: Rúben Vinagre | Mendes Gonçalves | VMLY&R

 

Utilização Criativa de Meios

  • Ouro: Zippy Bébé | Zippy | Arena Media/Stream and Tough Guy/Adagietto
  • Prata: Fox the Scroll | The Walt Disney Company Portugal | Estúdio Criativo TWDC/Publicis Imagine
  • Bronze:Sumol TikTok CoCreators | Sumol + Compal | Initiative

Envolvimento de Comunidades

  • Ouro: Amigos, amigos. Cervejas à parte. | Super Bock Group | Initiative/O Escritório
  • Prata: Luzes com Presença | MC | Adagietto/Arena Media/LPM
  • Bronze: Rúben Vinagre | Mendes Gonçalves | VMLY&R

Low budget

  • Ouro: Fidelidade Start | Fidelidade | Caetsu
  • Prata: O luto de uma vida não cabe em 5 dias | Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro | Tux&Gill
  • Bronze: O Preço da Realidade | DIA | NOSSA

A força do bem

  • Ouro: O luto de uma vida não cabe em 5 dias | Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro | Tux&Gill
  • Prata: Luzes com Presença | MC | Adagietto/Arena Media/LPM
  • Bronze: Consignação do IRS 2021 | Associação Cais | Bar Ogilvy/Mindshare

Commerce & Shopper

  • Ouro: Fidelidade Pets | Fidelidade | ComOn/Mindshare/Caetsu
  • Prata: Worten.pt, tem tudo e mais não sei o quê| Worten | FUEL/Arena Media
  • Bronze: Ice Cream "NOW" | Unilever | Initiative/Reprise

Brand Content & Entertainment

  • Ouro: Laboratório Santander | Santander | Plot Seven
  • Prata: Luís Aves | Lusiaves | Funnyhow/TVI
  • Bronze: Abra a porta ao futuro | ERA Portugal | Flesh 512/Fullsix

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