Marketing

Lisboa recebe final do Red Bull Air Race em Setembro de 2010

redˍbullˍairˍrace.jpg
Lisboa vai receber a prova final do campeonato internacional de aviação Red Bull Air Race no primeiro fim-de-semana de Setembro de 2010, anunciou o presidente daquela marca, sublinhando que está disponível para que prova se mantenha na capital.
terça-feira, 22 dezembro 2009 11:44

“É um privilégio estar aqui hoje em Lisboa a partilhar o anúncio não só da estreia de Lisboa no calendário de 2010 do campeonato internacional, mas também que Lisboa vai receber e ser a anfitriã da final do corrida em 2010”, anunciou hoje o presidente da Red Bull Air Race, Bernt Loidl, em conferência de imprensa.

As provas do campeonato internacional de aviação, tido como a "Fórmula 1 dos Céus", ocorrem em várias cidades internacionais, como Barcelona (Espanha) ou Istambul (Turquia). Nos últimos três anos, a prova passou também por Portugal e foi recebida pelas cidades de Porto e Gaia, realizando-se no próximo ano em Lisboa.

No entanto, o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, voltou a sublinhar a “disponibilidade” para que a prova se mantenha em Portugal “em alternância [com o Porto] ou em sequência em Lisboa”.

Questionado pelos jornalistas sobre como via este convite, Bernt Loidl respondeu que é a “intenção da Red Bull tornar esta parceria mais forte e levar a prova para um próximo nível em Lisboa”.

O dirigente da Red Bull justificou a passagem da prova em Portugal daquelas duas cidades para Lisboa e Oeiras com “motivos técnicos”, como o desenvolvimento técnico das aeronaves que “aumentam a performance e as velocidades dos pilotos”.

“Como organizadores temos contactos com o regulador técnico da Red Bull Air Race, para percebermos as alterações, estarmos à altura dos desenvolvimentos e fazer os ajustes necessários a certas etapas da corrida (…) Porto e Gaia têm limitações naturais que não preenchem estes requisitos”, explicou.

Na terça-feira o Turismo de Lisboa, em representação dos municípios de Lisboa e Oeiras, e a Red Bull Air Race assinaram um contracto para que a prova do campeonato internacional se realize sobre o rio Tejo na área entre a Torre de Belém e a Ponte 25 de Abril.

No contracto, os municípios ficam obrigados ao pagamento de 3,5 milhões de euros à marca, bem como a ceder as condições e licenciamentos necessários à realização da prova.

O presidente do Turismo de Lisboa, Vítor Costa, afirmou que este valor é “igual” ao pago em edições anteriores.

“Para reunir esta importância lançámos uma consulta a seis empresas de mercado para lhes concessionar o exclusivo da angariação de patrocínios do evento. A vencedora deverá garantir pelo menos 2,5 milhões de euros”, avançou Vítor Costa, explicando que o restante ficará ao cargo dos municípios.

O representante do Turismo de Lisboa afirmou também que “espera que o Turismo de Portugal financie o evento no mesmo montante da edição anterior, ou seja, 500 mil euros”.

Segundo a associação de turismo, a iniciativa atrairá a Lisboa cerca de 50 mil visitantes que gastarão um total de 39 milhões de euros.

A Red Bull Air Race é uma corrida em que as aeronaves realizam uma espécie de "slalon" a uma velocidade máxima de 400 quilómetros/hora, entre pilares insufláveis e com cerca de 20 metros de altura.

Fonte: Lusa

bt nl

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing