Media

Jornal i distinguido com mais um prémio internacional

jornal_i_capa
O i foi considerado o jornal com o melhor design do mundo na 32ª edição dos The Best of Newspaper Design Creative Competition, organizado pela Society for News Design (SND),
terça, 15 fevereiro 2011 13:38

Numa era marcada pela grande agitação nos media, a decisão foi tomada a par da inovação, onde o jornal i se destacou pela sua capacidade de tirar o melhor da linguagem visual de jornais, revistas e outras publicações e criar algo novo que é mais do que a soma de suas partes.

Com um tamanho de revista, o formato convida o leitor a envolver-se mais profundamente numa publicação repleta de informação mas bem organizada.

O júri elegeu o i devido ao apelo à curiosidade que as capas lhe provocaram, através de técnicas como recorte de imagens. A cor e a variedade também chamaram a atenção por proporcionar, como dizem, um desafio intelectual.

Por ter uma dimensão mais pequena que a maioria dos tablóides e ser agrafado, mantendo-o unido como uma revista, permite aos leitores virarem e dobrarem as páginas sem quaisquer dificuldades.

O design é pensado sobre a forma de duas páginas que trabalham em conjunto caso as histórias estejam relacionadas, incentivando à leitura sem interrupções.

O júri salienta ainda os detalhes nos gráficos informativos, considerando-os eficientes ao destacarem ideias principais e facilmente perceptíveis.

Relativamente às fotografias também foram alvo de críticas positivas por parte do júri: são informativas, organizadas em séries criando uma espécie de mini-reportagens. Contudo, a maioria das imagens não tem um tamanho muito grande, sendo utilizadas proporcionalmente dentro do corpo da notícia. 

O jornal i foi já galardoado com os prémios Design and Art Direction (D&AD), em 2010, na 31ª edição do concurso mundial de desenho jornalístico, também da SND, com duas medalhas de prata, uma para a secção “iReportagem” e outra para o portfolio sobre os bastidores da pornografia de José Pedro Tomaz, e por dois anos consecutivos, 2009 e 2010, os prémios ÑH6 e ÑH7, respectivamente, prémios para o melhor design editorial de Espanha e Portugal.

Fonte: SND e Jornal i
terça, 15 fevereiro 2011 17:26

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing