Media

Prémios ÑH distinguem design de jornais portugueses

Jornais_-_Papel

O design da imprensa portuguesa esteve em destaque nos Prémios ÑH: entre medalhas de ouro e prata e menções honrosas, foram cinco os títulos distinguidos
sexta, 07 outubro 2011 13:51


Público, Expresso, jornal i, Jornal de Notícias e Região de Leiria foram os jornais portugueses que viram a concepção gráfica das páginas impressas e/ou sites reconhecida na última edição dos Prémios Ibéricos de Design ÑH.

O Público conquistou ouro na categoria “Capas”, com um conjunto de primeiras páginas do suplemento diário P2. O P2 dedicado a “21 ideias para mudar Portugal”, publicado a 5 de Março último, foi igualmente distinguido com uma medalha de ouro na categoria “Suplementos completos”.

O jornal mereceu ainda uma medalha de prata nos prémios de “Infografia e uso do multimédia”, com a reportagem “Bandeiras azuis em 2011”, publicada no Publico.pt. O site conquistou também duas menções honrosas, uma na rubrica “Actualidade imediata” com um trabalho sobre o Censos 2011 e outra na rubrica “Especiais” com a peça “O mundo a cada mil milhões”.

Por sua vez, o semanário Região de Leiria arrecadou ouro nos prémios de Redesign, na categoria para diários até 20 mil exemplares. Conseguiu também duas medalhas de prata na categoria “Capas”, com as primeiras páginas que tiveram como manchetes “Negócios e favores no Politécnico”, de 29 de Outubro de 2010, e “13 anos de prisão”, de 3 de Dezembro de 2010. O semanário regional trouxe para Leiria mais duas medalhas de prata: uma na categoria “Páginas fixas” e outra na rubrica “Reportagem” da categoria “Fotografia” com o trabalho “Fátima”, de Joaquim Dâmaso. “Nazaré”, do mesmo autor, valeu-lhe uma menção honrosa na mesma categoria.

Já o Jornal de Notícias conquistou a medalha de ouro dos prémios de “Suplementos de periodicidade regular” com um conjunto de capas da edição de domingo. Uma página da edição de domingo 10 de Abril de 2011, intitulada “Discurso político”, valeu-lhe uma menção honrosa na categoria “Páginas interiores”. Na rubrica “Suplementos completos” ganhou uma menção honrosa com “Uma década de bandeiras azuis” (JN Cidades de 24 de Junho deste ano).

O diário do Norte foi ainda finalista no prémio de “Publicações com melhor design”, na categoria para diários com mais de 50 mil exemplares.

Recebeu também uma menção honrosa na categoria de “Páginas fixas”, com o trabalho “Finanças pessoais”. E outra com a reportagem “Guerreiro do Norte”, assinada por Leonel de Castro.

Em destaque nesta edição dos prémios ÑH esteve igualmente o Expresso, distinguido com uma medalha de prata na rubrica “Reportagem” da categoria “Páginas interiores”, com o trabalho “Ecofin recusa reestruturação da dívida”, de 14 de Maio último. Na mesma rubrica, conquistou uma menção honrosa, por “E fez-se luz ao fundo do túnel”, de 16 de Outubro de 2010. O site do semanário conseguiu uma medalha de prata na categoria “Infografia e uso de multimédia” com a reportagem “Um paraíso chamado praia da Ursa” e duas menções honrosas com “A pílula do dia seguinte” e “Aprenda a ser um verdadeiro enólogo”.

O diário i trouxe de Pamplona, cidade espanhola onde os prémios foram atribuídos, uma medalha de ouro na categoria “Suplementos completos” pelo “iReportagem” sobre integração publicado a 10 de Dezembro de 2010. Na mesma categoria obteve uma menção honrosa pelo suplemento LIV sobre primeiras-damas, de 14 de Maio último.

Na categoria “Fotografia”, o jornal viu a reportagem “Miguel Bombarda”, de Pedro Azevedo, reconhecida com prata. E na categoria “Páginas interiores” mereceu três menções, com os trabalhos “Onde está Obama” (6 de Outubro de 2010), “Dirija-se à porta de embarque” (12 de Abril último) e “Apple” (1 de Abril último). A estas juntam-se outras três menções na categoria “Capas”, com “O triunfo de Obama. Foi morto o inimigo n.º 1 da América” (3 de Maio de 2011), “Cavaco apela à união patriótica para salvar a República” (5 de Outubro de 2010) e “Tempestade” (22 de Março último).

Esta foi a oitava edição dos prémios ÑH, que distinguem o melhor design jornalístico de Espanha e Portugal, numa iniciativa do Capítulo Espanhol da Sociedade para o Novo Design (SNDE). Estiveram a concurso 2.420 trabalhos – 2.150 impressos e 270 online - de 63 meios dos dois países.

Fonte: SNDE

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing