Media

A televisão em retrospectiva

A televisão em retrospectiva

Nuno Cintra Torres apresenta hoje, 8 de Novembro, o livro "Televisão: o nosso medium preferido – Ensaios, memórias e história". Em suma, estão agora compilados os artigos que escreveu sobre Televisão desde os anos 80 e que foram publicados na imprensa nacional e estrangeira, conta o autor ao Briefing.

segunda, 07 novembro 2011 23:00


Considerando a televisão uma "trave mestra da sociedade", Nuno Cintra Torres decidiu compilar num livro todos os artigos que foi publicando na imprensa nacional e internacional ao longo das três últimas décadas.

Ao Briefing, Cintra Torres contou que este livro aborda temas como a ligação da televisão à política e às relações internacionais, a "BBC e o serviço público 'ideal'" ou até mesmo a reprodução de um estudo que elaborou com o sociólogo Mário Bacalhau acerca das características do público português.

A História do serviço público de televisão em Portugal, nomeadamente algumas propostas que foi fazendo ao longo dos anos, não ficou esquecida e até mesmo o surgimento dos canais privados no nosso País (e não só) estão aqui retratados sob o seu olhar crítico.

Para o autor, a televisão tem uma enorme capacidade de adaptação e de reinvenção o que a torna muito importante nos dias que correm. Apesar da internet, é um meio que continua a crescer "e a assumir cada vez mais importância", conta.

E porque é importante reflectir sobre estas questões, Cintra Torres deixa ainda uma conclusão de um estudo do Ofcom, o órgão regulador britânico, como "aperitivo" para este novo livro: "a televisão é aquilo que as pessoas querem que ela seja".

O lançamento oficial decorre hoje às 18h, na Universidade Lusófona, onde serão também apresentados outros dois livros relativos à área das Ciências da Comunicação: "Comunicar e Interagir – Um novo paradigma para o direito à participação social das pessoas com deficiência", de Augusto Deodato Guerreiro, e "Media e Tecnologia - Tecnologias sociais e educação: os tempos em que aprendemos e ensinamos", de Manuel José Damásio.

O livro estará à venda na Universidade Lusófona e na loja online da instituição.

Filipe Santa-Bárbara
Fonte: Briefing

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing