Media

Balsemão diz que há iniciativas "espúrias" nos media

Balsemão diz que há iniciativas “espúrias” nos media

No panorama mediático português existem hoje algumas iniciativas "espúrias e de um arrivismo confrangedor" que estão a minar o que deve ser o papel dos media em tempos de crise, disse hoje Francisco Pinto Balsemão, presidente e CEO da Impresa no 21º Congresso das Comunicações, organizado pela APDC e que decorre em Lisboa.

quarta-feira, 23 novembro 2011 19:17


Numa intervenção muito crítica sobre o estado actual dos media em Portugal, Balsemão disse que "como no tempo do salazarismo, continuam a existir políticos e empresários ou candidatos a empresários que julgam que os media podem e devem ser meros instrumentos a utilizar para a prossecução dos seus interesses económicos ou de influência".

O CEO da Impresa disse que os políticos tentam usar os falsos empresários de comunicação social "para que saiam ou não saiam as notícias, as entrevistas, os artigos de opinião, as aberturas do telejornal". Aqueles empresários "vendem, por acção ou omissão, o apoio dos media que controlam a quem está no poder, em troca de favores noutras áreas".

Para além disso, Balsemão praticamente ignorou o tema do painel em que fez a sua intervenção – Media e Convergência – para falar quase exclusivamente no papel dos media em tempos de crise em Portugal. Defendeu os valores do grupo que dirige e os media independentes do poder político e económico. "Precisamos de um jornalismo claro e objectivo", disse.

Balsemão afirmou que em nome de um jornalismo independente já sacrificou amizades e teve "enormes desilusões com colaboradores que estavam ligados a interesses e queriam influenciar os conteúdos jornalísticos" e alertou que sem meios de comunicação profissionais e independentes "a crise de valores prosseguirá".

Para o presidente do grupo Impresa, "os motores de busca e as redes sociais não chegam para garantir a democracia".

Hermínio Santos
Fonte: Briefing

quarta-feira, 23 novembro 2011 19:28

bt nl

2050.Briefing

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing