Media

Digital à semana, em papel ao fim-de-semana?

Digital à semana, em papel ao fim-de-semana?

O jornal espanhol Público poderá sair em papel apenas aos fins-de-semana e manter, nos restantes dias, edição digital. Esta é uma das soluções para a sobrevivência do jornal caso a MedioPro, detentora do título, não consiga angariar a verba necessária para manter a edição impressa diária.

quarta, 11 janeiro 2012 12:14

 

Esta possibilidade foi admitida ontem por Jaume Roures, acionista maioritário da MediaPro, que esteve na redação de Madrid a pedido dos jornalistas para explicar a situação financeira do jornal.

Roures explicou que o Público necessita de seis a nove milhões de euros para sobreviver mais um ano, valor que corresponde aos prejuízos estimados para 2012. Mas, adianta que consiga investidores, o jornal terá de passar por uma restruturação, cuja dimensão dependerá do capital que venha a ser injetado.

O prazo para obter este financiamento é o final do mês. Segundo o empresário, o jornal encerrará se não houver financiamento e caso se consiga menos do que os seis milhões mínimos poderá sobreviver na internet e ser impresso apenas aos fins-de-semana, fórmula nunca tentada em Espanha. Com os nove milhões seria possível cobrir as perdas de 2012 e a edição em papel não seria afetada, ainda que se mantivesse uma dívida na ordem dos 20 milhões de euros.

Jaime Roures disse aos jornalistas, durante a reunião que se prolongou por mais de duas horas, que está a tentar negociar junto dos credores uma prorrogação do prazo de pagamento. Há 40 dias que os trabalhadores do Público não recebem.

Fonte: PR Notícias

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing