Media

6 diários europeus unem-se para analisar futuro da UE

 

6 diários europeus unem-se para analisar futuro da UE
Nos momentos de maior turbulência, quando a crise económica, a divisão e a confusão dos dirigentes submeteram o euro e o projeto europeu às maiores tensões da história, seis jornais líderes de seis países da União Europeia (UE) – Espanha, França, Reino Unido, Polónia, Alemanha e Itália -, juntaram-se em busca de respostas.

quarta-feira, 25 janeiro 2012 12:35

El País, Le Monde, The Guardian, La Stampa, Gazeta Wyborcza e Süddeutsche Zeitung são os diários que arrancam hoje com um projeto jornalístico para juntar forças e disponibilizar aos leitores entrevistas, reportagens e análises partilhadas sobre o futuro da Europa. Os conteúdos do primeiro número estão hoje disponíveis no site do El País, sendo que o suplemento sairá amanhã, gratuitamente, com o mesmo diário espanhol.

A entrevista à chanceler alemã, Angela Merkel vai abrir o suplemento "Europa" no El País, em véspera do seu encontro com o presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, e a poucos dias da reunião, na próxima segunda-feira, onde os 27 devem tomar decisões-chaves sobre o governo económico da UE, a austeridade e as políticas de crescimento.

Também o ex-presidente Felipe González, o ex-primeiro britânico Gordon Brown, o cronista do El País José Ignacio Torre-blanca, Anthony Giddens, Nicolas Berggruen e Nathan Gardels farão parte do primeiro número do suplemento enquanto colaboradores.

Os seis jornais oferecerão reportagens sobre projetos que correram bem graças à União Europeia, retratarão o que hoje significa ser jovem e reformado nos seus países e debaterão sobre o euroceticismo e os estereótipos que ainda marcam cada país.

O objetivo é unir forças para fazer face aos grandes debates que agitam a Europa, quando a própria sobrevivência do euro e do projeto que significa a União estão ameaçados pelos maiores desafios em 60 anos de existência. O projeto visa ainda retratar a realidade de uma Europa que sobre o terreno funciona como elemento gerador de riqueza e bem-estar.

Para tal, os seis jornais socorrem-se dos seus melhores colonistas e repórteres, de modo a oferecer um retrato global desde os principais ângulos e pontos de vista do continente.

Fonte: El País

quinta-feira, 26 janeiro 2012 12:16

bt nl

O Outdoor Honesto

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing