Media

Audimetria: PwC diz que auditoria não é... auditoria

Audimetria: PwC diz que auditoria não é... auditoria
É um documento de 22 páginas que tem vindo a ser citado avulso desde que a RTP divulgou, em primeira mão, extractos do mesmo. A consultora PwC apelidou-o de "Relatório Preliminar de Conclusões Factuais" e entregou-o na 2ª feira da passada semana à CAEM - Comissão de Análise de Estudos de Meios.

segunda, 25 junho 2012 10:08

No dia seguinte, um dos sócios da CAEM, a RTP, utilizou-o no principal espaço noticioso do serviço público para atacar a GfK, empresa de estudos de mercado responsável pela medição de audiências das televisões.

Ora, o Briefing apurou que, no espaço reservado a "conclusões", o documento da PwC diz que "não é nosso objectivo emitir uma conclusão global acerca da eficácia do sistema de medição de audiências de televisão operado pela GfK em Portugal continental".

A PwC informa ainda a CAEM que, ao contrário do que tem sido divulgado, a auditoria não é "uma auditoria".

Escreve a PwC: "Devido ao facto de os procedimentos não constituírem nem uma auditoria nem um exame simplificado feitos de acordo com as normas técnicas e as diretrizes de revisão/auditoria da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, não estamos em condições de expressar e não expressamos qualquer segurança sobre o sistema de medição de audiências de televisão em Portugal continental".

Preocupada com a eventual divulgação pública do documento, a PwC - que tem a RTP na sua carteira de clientes - fez saber que o relatório apresentado à CAEM é apenas para informação desta entidade e "não se destinando a ser usado para qualquer outra finalidade ou para ser distribuído a outras partes externas à CAEM".

Fonte: Briefing

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing