Media

Audimetria: PwC pede mais tempo à direcção da CAEM

Audimetria: PwC pede mais tempo à direcção da CAEM
Já não é na próxima 2ª feira que a direcção da CAEM - Comissão de Análise de Estudos de Mercado vai poder conhecer o relatório final do estudo que a consultora PwC tem estado a fazer sobre o sistema de audimetria.

sexta, 29 junho 2012 08:36

O estudo, que se esperava ser uma auditoria conclusiva, foi contratado para decorrer no prazo de 2 meses, por insistência da RTP, e a sua realização foi entregue à própria auditora da empresa pública de TV.

No entanto, mesmo passado esse prazo, a PwC voltou a pedir novo adiamento à CAEM, aliás como já havia ocorrido aquando da apresentação do documento inicial baptizado de "Relatório Preliminar de Conclusões Factuais".

Este primeiro documento suscitou desapontamento entre partes interessadas da CAEM por omitir qualquer conclusão da PwC relativamente ao sistema de audimetria e por, no espaço intitulado "conclusões" conter uma menção inesperada: "Não é nosso objectivo emitir uma conclusão global acerca da eficácia do sistema de medição de audiências de televisão operado pela GfK em Portugal continental".

Escreve ainda a PwC: "Devido ao facto de os procedimentos não constituírem nem uma auditoria nem um exame simplificado feitos de acordo com as normas técnicas e as directrizes de revisão/auditoria da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, não estamos em condições de expressar e não expressamos qualquer segurança sobre o sistema de medição de audiências de televisão em Portugal continental".

A circunstância de o teor do documento preliminar estar muito distante dos objectivos da CAEM poderá estar na origem do pedido de mais tempo para a realização do estudo, o qual incluirá ainda uma audição prévia à GfK, responsável pela parte técnica do sistema.

É, pois, a 2ª e última versão deste documento que a CAEM aguarda para consensualizar um plano de trabalho que leve ao eventual ajuste nos procedimentos da audimetria.

Fonte: Briefing

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing