Media

Público vai ter uma paywall, diz blogger

O jornal Público vai ter uma paywall em que só se pagará a partir do 20º artigo visitado no mesmo mês, informa o blogue Academedia, de Diogo Queiroz de Andrade.

quarta, 09 outubro 2013 13:03
Público vai ter uma paywall, diz blogger

Segundo o blogue, "a aposta do Público será numa 'soft paywall' em que só se paga a partir do 20º artigo visitado no mesmo mês, o que vai poupar a grande maioria dos visitantes à experiência".

"Dita a norma que quando o utilizador choca com a paywall tende a reduzir progressivamente o seu contacto com o título, optando pelas muitas notícias gratuitas espalhadas pela net. Ainda não sei o que o Público vai fazer em relação ao tráfego social (o que vem do facebook), e se vai ter exceções (como faz o Washington Post, que oferece a assinatura online a estudantes), mas tudo isso terá consequências na rentabilização da paywall", escreve o autor do blogue.

Diogo Queiroz de Andrade afirma ainda que em regra, as paywall bem sucedidas são as que cumprem pelo menos uma destas características: oferecem conteúdo de muita qualidade para um nicho de mercado (Wall Street Journal, por exemplo); apelam a um público global com muita quantidade e qualidade de conteúdos (como o New York Times); as que têm uma comunidade de leitores fiéis e abastados (como o The Times). Está por demonstrar que o Público tenha qualquer uma destas características, pelo que a aposta é de risco num contexto de crise.

Num outro blogue, António Granado, que já trabalhou no Público e é atualmente editor de multimédia na RTP, afirma que a paywall vai avançar em novembro.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

 

sexta, 11 outubro 2013 10:20

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing