Media

Ferramentas para jovens jornalistas? Conhece a begin.media

Dar ferramentas a jovens que sonham ser jornalistas para que estes consigam lançar-se no mercado de trabalho. É esta a premissa da begin.media, uma startup nacional que oferece a estudantes e recém-licenciados a possibilidade de publicarem artigos, com apoio editorial de profissionais reconhecidos, que são remunerados pelos leitores.

quarta-feira, 10 fevereiro 2016 13:19
Ferramentas para jovens jornalistas? Conhece a begin.media

A startup, que esteve presente na última edição da Web Summit, em Dublin, tem tido um crescimento exponencial: "Recebemos mais de 500 candidaturas, temos na plataforma mais de 50 artigos publicados por cerca de 30 beginners (que é como chamamos aos jovens que se associam ao projeto) e estão ainda neste momento cerca de outros 20 artigos em execução", explica João Pedro Machado, cofundador da empresa.

Os beginners serão pagos de acordo com a vontade dos leitores, que escolherão qual a contribuição que estão dispostos a dar para aceder aos artigos. No final de cada mês, a begin.media envia aos jovens jornalistas o valor arrecadado pelos seus artigos.

Por agora, dado que a plataforma está em fase beta, o sistema de pagamento ainda não está ativo. Após esse período de lançamento, a begin.media fornecerá a cada leitor registado um cartão recarregável, onde poderá ser depositado um montante que depois será distribuído pelos artigos, de acordo com a vontade do utilizador.

"Temos tido muita procura por jovens que se querem juntar a nós, mas que não conseguem vir a Lisboa, onde estamos sediados, para nos conhecer. Então decidimos ir nós ter com eles. Selecionámos algumas das melhores instituições no ensino do jornalismo, em pontos estratégicos do país, e vamos até lá falar e dar a conhecer o projeto", conta Marta Velho, cofundadora da begin.media.

Assim, a startup irá a realizar um roadshow durante a segunda quinzena de fevereiro, passando por algumas das principais instituições portuguesas com cursos superiores de comunicação social e jornalismo, nomeadamente a Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), Instituto Miguel Torga (Coimbra), Universidade da Beira Interior, Universidade Lusófona (Porto), Universidade do Porto, Universidade do Algarve, Instituto Politécnico de Leiria, Universidade do Minho e ISCEM (Lisboa).

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

bt nl

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing