Media

Como são os ouvintes de rádio ibéricos? A Marktest traça o perfil

A escuta de rádio é idêntica em Portugal e Espanha, mas os ouvintes portugueses são mais jovens e o alcance feminino é maior no país vizinho. Esta é uma das conclusões de uma análise comparativa da Marktest, realizada a propósito da celebração do dia mundial da rádio, a 13 de fevereiro.

quinta-feira, 11 fevereiro 2016 11:56
Como são os ouvintes de rádio ibéricos? A Marktest traça o perfil

A diferença de penetração é de apenas três pontos: 57% dos portugueses e 60% dos espanhóis. Em termos de perfil de ouvinte, os homens predominam em ambos os países, mas o reach feminino é oito por cento superior em Espanha.


As maiores diferenças de perfil são encontradas nas quotas por escalão etário. Enquanto os portugueses com 25 a 34 anos representam 21% do total dos ouvintes diários de rádio, os espanhóis da mesma idade representam apenas 16%. A relação vai-se invertendo com a idade e obtém o maior contraste no escalão dos mais idosos, onde Espanha consegue mais quatro pontos percentuais do que Portugal.


É pela manhã que os ibéricos mais ouvem rádio, mas enquanto os lusos voltam a apresentar um segundo pico pelas 18 horas, os espanhóis vão diminuindo a escuta ao longo do dia.

 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

bt nl

À Escolha do Consumidor

Edições Especiais

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing