Media

Jornalistas do Expresso recebem Prémio Europeu de Imprensa

Os jornalistas do Expresso Raquel Moleiro, Hugo Franco e Joana Beleza venceram um Prémio Europeu de Imprensa, na categoria "Inovação". Os portugueses foram distinguidos pela reportagem "Matar e Morrer por Alá: Cinco Portugueses no Estado Islâmico".

sexta, 15 abril 2016 10:50
Jornalistas do Expresso recebem Prémio Europeu de Imprensa

A reportagem dos jornalistas do Expresso conta a história de cinco portugueses que se mudaram para Londres, onde se converteram ao Islão e viajaram para lutar pelo Estado Islâmico. A equipa usou vídeo, áudio e texto para apresentar os testemunhos "com poder e sensibilidade, usando a tecnologia de forma criativa e judiciosa para melhorar e aprofundar a narrativa", refere fonte do júri em comunicado.

"Falámos com eles no Facebook, WhatsApp, Twitter... e por telefone: estávamos na redação em Lisboa e eles num cibercafé na Síria. Entretanto em Portugal, Inglaterra e Angola as famílias e amigos deles ajudaram-nos a responder ao porquê, quando e como", explicam Raquel Moleiro, Hugo Franco e Joana Beleza.

A reportagem vencedora do ano passado, na categoria de Inovação, "The Migrants Files", foi produzida por um consórcio internacional de repórteres de Itália, Suíça, França, Suécia, Espanha e Grécia. O trabalho segue a pista dos milhares de refugiados que chegam à Europa todos os dias, contabilizando as mortes nos mares europeus, bem como os lucros obtidos pelas redes ilegais espalhadas por vários continentes.

Os Prémios Europeus de Imprensa distinguem o jornalismo de excelência em todos os 47 países do continente.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing