Media

O que se passa dentro e fora de campo no Euro? Os canais sabem

Blocos informativos especiais, antevisões, comentários, programas de entretenimento, transmissão de jogos (em rádio e TV), acompanhamento de jogadores e adeptos, apps próprias e partilha de conteúdos nas redes sociais. Estas são as principais apostas da CMTV, Porto Canal, RTP, SIC, Sport TV e TVI para a cobertura do Euro 2016, dentro e fora das quatro linhas.

quarta, 08 junho 2016 13:23
O que se passa dentro e fora de campo no Euro? Os canais sabem

Na CMTV haverá edições especiais de informação para acompanhar toda a atividade da seleção antes e durante o Euro 2016. Na edição impressa, haverá edições reforçadas, com 8 páginas dedicadas à competição, acompanhamento dos jogadores, preparação para os jogos e curiosidades. Pelo online, os adeptos da Seleção das quinas poderão encontrar uma área com todos os conteúdos da TV e do jornal. No total, haverá perto de 10 repórteres em França e ainda uma equipa de jornalistas que estará com os adeptos, na transmissão dos jogos de Portugal.

Já no Porto Canal, os adeptos terão o programa "Nas 4 Linhas – Euro 2016", que, até quinta-feira, ficará a cargo das jornalistas Sara Freitas e Cristiana Pereira Gonçalves, responsáveis por notícias, reportagens, curiosidades, recordações de anteriores europeus, entrevistas e relatos de emigrantes. A partir de sexta-feira, início da competição, Júlio Magalhães e Humberto Ferreira tomarão as rédeas, passando o programa a ter um formato de análise, com convidados em estúdio que irão analisar os resumos das provas, declarações de atletas e participação dos espectadores através das redes sociais.

O "Nas 4 Linhas – Euro 2016" terá ainda uma página no site do Porto Canal, com o acompanhamento diário do Europeu, organograma e tabelas de grupos, partilha do feed de imagens com a hashtag oficial, entre outros conteúdos. Tudo será feito a partir do estúdio em Portugal, com recurso a informação de agências noticiosas internacionais.

Quanto à RTP, haverá conteúdos em TV, rádio, online e ainda uma app Euro 2016. Em televisão, a par dos blocos informativos na RTP1 e RTP3, destacam-se o programa de entretenimento "A Culpa é do Ronaldo", apresentado por Pedro Fernandes e com rubricas de humoristas como Herman José, Maria Rueff, Joana Marques, Daniel Leitão e Luís Franco-Bastos, uma versão televisiva do "Linha Avançada" da Antena 3 e a presença de Tiago Goes Ferreira e Sónia Lacerda em França; nos dias de jogos da Seleção Nacional, os apresentadores Tânia Ribas de Oliveira e José Pedro Vasconcelos irão acompanhar as expectativas, ao longo da tarde, antes das partidas. Relativamente ao online, haverá uma página com toda a informação do Euro 2016 (desktop e mobile), podendo os espectadores contar ainda com o RTP Play que oferece multicâmaras para cada jogo, resumo das jogadas, área de estatística, entre outros dados.

A Sport TV será o único canal português a transmitir, em direto e em alta definição, os 51 jogos do UEFA Euro 2016, sendo que mais de metade (27) terão emissão exclusiva neste canal, prevendo-se um total de mais de 500 horas de programação dedicada à competição. Será igualmente feito um acompanhamento especial da Seleção Portuguesa, tendo a estação televisiva nove jornalistas, repórteres e técnicos em França e um programa diário, o "Zona Euro", bem como a campanha de criatividade interna "Todos os jogos são seus", presente em cinema, multibanco, digital, imprensa, mupis digitais, Facebook, Instagram e postos Galp.

Até ao final do Euro, a SIC une-se ao Expresso e à Visão para assegurar a cobertura contínua da prova, com reportagens, vídeo, crónicas dos jogos, textos sobre as equipas e jogadores, estatísticas e comentários. Uma operação que conta com 12 enviados da SIC e 1 do Expresso, complementada e apoiada pelas três redações em Lisboa e no Porto, e pela gestão integrada de redes sociais. Na SIC Notícias, os fãs de futebol contarão com o programa "Portugal Allez", conduzido por Nuno Luz, que contará as histórias do campeonato dentro e fora das quatro linhas, a partir de França, com entrevistas, reportagens e imagens da comunidade de emigrantes portugueses naquele país.

Por fim, na TVI24, o programa "Maisfutebol" atualizou a aplicação para Android e iOS, dispondo o utilizador de uma secção dedicada ao Euro 2016, que agrupa notícias, vídeos, classificações e informação estatística fornecida pela OPTA (empresa internacional de dados desportivos). Já no site do programa, no separador "Seleção", serão disponibilizadas as mais recentes informações sobre a equipa e a competição europeia, bem como do calendário de jogos. A TVI enviou ainda três profissionais e o humorista Bruno Ferreira até França, para acompanharem o Euro na primeira linha.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

quinta, 09 junho 2016 13:11

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing