Media

Ongoing assina parceria com grupo moçambicano de Media

ongoing.jpg
O grupo português Ongoing Media assinou hoje em Maputo um acordo de parceria com o grupo de comunicação social Soico, que compreende nomeadamente a possibilidade de a Ongoing ter uma participação no capital das empresas do grupo moçambicano.
domingo, 29 novembro -0001 23:23


O acordo foi assinado pelo vice-presidente da Ongoing Media, José Eduardo Moniz, e pelo presidente do grupo Soico, Daniel David, e vai abranger cooperação na área da televisão, rádio, jornais, internet e “mobile tv”, disse José Eduardo Moniz.

Os dois grupos, explicou o responsável da Ongoing, já vinham conversando sobre o assunto “há algum tempo” no sentido de “estabelecer uma plataforma de entendimento que permita avançar para uma parceria efetiva de funcionamento”.

A participação da Ongoing no capital das empresas do grupo moçambicano será, explicou, no sentido de “contribuir para que o grupo Soico se reforce no mercado moçambicano, nas áreas de conteúdo e tecnológicas, e para que possa acompanhar a Ongoing nos seus propósitos de internacionalização que tem vindo a desenvolver a partir de Portugal”.

O acordo hoje assinado é geral pelo que não foram adiantadas ações concretas, mas segundo José Eduardo Moniz foi constituído um grupo executivo que vai “pôr em marcha as ideias”.

“A exposição do nosso país no mundo só se pode conseguir com parcerias, e esta parceria estratégica vai colocar o grupo Soico a ser visto no mundo global”, disse Daniel David.

O grupo Soico é um grupo privado moçambicano que atua em todas as plataformas de media, destacando-se a televisão STV (líder de audiências) a rádio SFM e o jornal O País. Há duas semanas lançou o Border Post (português e inglês), “plataforma de entrada na África Austral”, segundo o responsável.

Sobre o grupo Ongoing, José Eduardo Moniz reafirmou à Lusa que é intenção desfazer-se das ações que detém do grupo Impresa (de Pinto Balsemão) e que as mesmas serão “transacionadas na altura certa”, sendo também intenção comprar parte do grupo Media Capital.

“Convém sublinhar, para evitar algumas dúvidas que têm surgido sobre as capacidades financeiras da Ongoing, que a operação de aquisição da Media Capital, por parte da Ongoing Media, vai ser feita com capitais próprios e não com reforço de qualquer financiamento”, disse José Eduardo Moniz.

A Ongoing Media já tem investimentos em Angola e no Brasil, onde recentemente (três meses) lançou o jornal “Brasil Económico” e está a preparar o lançamento de um segundo título.

A Ongoing “percebeu claramente que um grupo de media em Portugal só pode desenvolver-se a partir do momento em que criar dimensão à escala internacional”, disse José Eduardo Moniz.

Fonte: Lusa

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing