Media

"Google" eleita palavra da década

google.jpg
A distinção vem da American Dialect Society que nomeia o verbo “google” como a palavra da década 2000/10. De acordo com a SDA, "Google" é a palavra "mais importante, significativa e simbólica" dos últimos 10 anos.
domingo, 29 novembro -0001 23:23

Apesar de imediatamente associável à empresa e ao motor de busca com o mesmo nome, a DAS sublinha que não é o nome da companhia a palavra da década, mas antes a expressão utilizada para pesquisar na Internet, independentemente de se usar o Google ou qualquer outra ferramenta de busca, segundo publica o site Mashable.com.

Além da “palavra da década”, a ADS elegeu ainda “a palavra do ano”, galardão que atribuiu à expressão “tweet”. Segundo cita o site TEK, Grant Barrett, presidente do New Words Committee da ADS, afirma que "tanto uma como outra são, no final de contas, palavras resultantes da 'Era da Informação', onde cada pessoa tem a possibilidade de satisfazer a sua curiosidade e publicar conteúdos, em qualquer uma das situações, através da Internet".

De acordo com a mesma notícia, a palavra Google concorreu directamente com expressões como "nine eleven" (11 de Setembro), "blog", "green", "Wi-Fi", "text" e "war on terror".

A eleição da American Dialect Society tem por base uma análise e selecção feita por editores, etimologistas, gramáticos, historiadores e linguistas. Depois dessa etapa, as palavras são votadas, pelos mesmos profissionais, em mais duas fases, até estar reunido o consenso. Realiza-se desde 1990.

AB

Fonte: TEK / Imprensa Internacional

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing