Media

7 milhões de portugueses assistiram a goleada da Selecção

comemoraoˍportugal.jpg
O segundo jogo de Portugal na fase de grupos do Mundial, transmitido em dia útil e à hora de almoço (12h30), terá sido seguido, no lar e fora de casa, por um total de 7 milhões de portugueses, segundo estimativas da Initiative.
domingo, 29 novembro -0001 23:23

Recorde-se que em termos oficiais, o jogo registou uma audiência total de 3.6 milhões de telespectadores da RTP1 e Sport TV1, valores auferidos pelos audímetros marktest que apenas registam o visionamento no lar.

Comparando com a partida frente à Costa do Marfim, transmitida em período laboral, às 15h00 também de um dia útil, os dados do estudo online Initiative, em parceria com o portal Sapo, revelam que os cibernautas dispersaram-se nos locais de visionamento do jogo.

Habitualmente marcado por audiências superiores ao período 15h00-17h00, o horário das 12h30-14h30 permitiu aos trabalhadores aceder a outros locais, como cafés/restaurantes ou mesmo casa própria, para acompanhar a Selecção Nacional. As alternativas ao local de trabalho registaram um acréscimo de procura: 38.5% terá assistido ao jogo em casa própria, 15% em cafés/restaurantes e 8% em locais variados.


A Televisão foi o meio referido pelos 78% dos inquiridos que acompanharam o jogo, com a Internet a ser o segundo meio mais referido, apesar de apresentar um número menor de referências face ao jogo com a Costa do Marfim (10% vs 19%), fruto da dispersão dos espectadores.

A vitória da Selecção Nacional aumentou a confiança dos inquiridos de chegarem aos oitavos de final (28%) e aos quartos de final (21%), contra os 44% dos cibernautas que acreditavam que Portugal ia ficar pela fase de grupos após o jogo Costa do Marfim – Portugal.

O estudo online foi realizado entre as 15h00 de dia 21 de Junho de 2010 e as 12h00 de dia 23 de Junho de 2010. Foram inquiridos 444 internautas entre os 15 e os 64 anos.

Fonte: GCI

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing