Media

O que fazem os portugueses nas redes? A Marktest sabe

Troca de mensagens, serviço de chat, comentar as publicações de amigos, ver vídeos e ler notícias em sites de informação são as principais funcionalidades utilizadas pelos membros de redes sociais em Portugal. As conclusões são do mais recente estudo da Marktest Consulting.

quinta, 22 setembro 2016 11:53
O que fazem os portugueses nas redes? A Marktest sabe

Na análise "Os Portugueses e as Redes Sociais" verificou-se que os utilizadores dedicam todos os dias, em média, 91 minutos a estes sites, um valor que sobe entre os mais jovens e as mulheres. A par disso 68% considera que este é o tempo adequado para dedicar às redes sociais.

O Facebook destaca-se das restantes redes sociais, pois a maioria refere que é o site mais credível, o que informa melhor, o que mais gostam, o que tem ou divulga informação mais útil, o mais atual, o mais interessante e o mais viciante. Em notoriedade, a primeira referência espontânea é também dada ao Facebook, seguido do Twitter, Instagram, LinkedIn e Snapchat.

O Facebook é também a rede com maior penetração em Portugal, com 94% de utilizadores, a que se segue o YouTube, Google+, WhatsApp e Instagram, que foi a rede que mais subiu face a 2015. Desde 2011, o número de utilizadores, em Portugal, cresceu 53% e abrange hoje 4,6 milhões de portugueses (54% dos residentes no Continente com 15 e mais anos).

Segundo a Marktest Consulting, no último ano, 21% dos utilizadores de redes sociais abandonaram este tipo de sites. O mais abandonado foi o Hi5, seguida do Twitter e do Google+. As principais razões referidas pelos entrevistados para este abandono foram a falta de interesse ou de tempo.

"Os Portugueses e as Redes Sociais" é um estudo realizado pela Marktest Consulting desde 2011, com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais, bem como a sua relação com figuras públicas, marcas e publicidade naqueles sites. 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing