Media

O que fazem os portugueses nas redes? A Marktest sabe

Troca de mensagens, serviço de chat, comentar as publicações de amigos, ver vídeos e ler notícias em sites de informação são as principais funcionalidades utilizadas pelos membros de redes sociais em Portugal. As conclusões são do mais recente estudo da Marktest Consulting.

quinta-feira, 22 setembro 2016 11:53
O que fazem os portugueses nas redes? A Marktest sabe

Na análise "Os Portugueses e as Redes Sociais" verificou-se que os utilizadores dedicam todos os dias, em média, 91 minutos a estes sites, um valor que sobe entre os mais jovens e as mulheres. A par disso 68% considera que este é o tempo adequado para dedicar às redes sociais.

O Facebook destaca-se das restantes redes sociais, pois a maioria refere que é o site mais credível, o que informa melhor, o que mais gostam, o que tem ou divulga informação mais útil, o mais atual, o mais interessante e o mais viciante. Em notoriedade, a primeira referência espontânea é também dada ao Facebook, seguido do Twitter, Instagram, LinkedIn e Snapchat.

O Facebook é também a rede com maior penetração em Portugal, com 94% de utilizadores, a que se segue o YouTube, Google+, WhatsApp e Instagram, que foi a rede que mais subiu face a 2015. Desde 2011, o número de utilizadores, em Portugal, cresceu 53% e abrange hoje 4,6 milhões de portugueses (54% dos residentes no Continente com 15 e mais anos).

Segundo a Marktest Consulting, no último ano, 21% dos utilizadores de redes sociais abandonaram este tipo de sites. O mais abandonado foi o Hi5, seguida do Twitter e do Google+. As principais razões referidas pelos entrevistados para este abandono foram a falta de interesse ou de tempo.

"Os Portugueses e as Redes Sociais" é um estudo realizado pela Marktest Consulting desde 2011, com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais, bem como a sua relação com figuras públicas, marcas e publicidade naqueles sites. 

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

bt nl

À Escolha do Consumidor

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing