Media

Esta rede social aposta no jornalismo

O Facebook lança agora o "Facebook Journalism Project" de forma a ter uma ligação mais forte com a imprensa. O projeto foi desenvolvido em colaboração com novas organizações e irá trabalhar em três vertentes diferentes.

quinta, 12 janeiro 2017 10:55
Esta rede social aposta no jornalismo

Desta forma, a rede social pretende aprender com os jornalistas como ser um melhor parceiro e trabalhar com editoras e educadores para manter os leitores informados. O novo projeto visa ainda informar as pessoas e investir no contacto, através da criação de um "ecossistema de notícias saudáveis".

O "Facebook Journalism Project" irá trabalhar em três vertentes. A primeira é o desenvolvimento colaborativo de notícias onde serão apresentados novos formatos de storytelling, será feito um investimento nas notícias locais, uma aposta em novos modelos de negócios emergentes, em hackathons (identificar oportunidades e soluções de hack) e o Facebook pretende ter mais tempo para ouvir os parceiros.

Vai trabalhar também na formação e ferramentas para jornalistas e pretende apoiar as testemunhas independentes de um evento. Na formação haverá um investimento em curso e-learning. Quanto às ferramentas foi recentemente adquirido o CrowdTangle, que mede o desempenho social e identifica influenciadores, e estão a ser criados meios para facilitar o trabalho dos jornalistas em dar notícias através da rede social. Finalmente, o Facebook pretende ainda investir no acesso a testemunhos de pessoas sobre um evento uma vez que as "testemunhas oculares que carregam vídeos e imagens durante eventos de última hora se tornaram fontes poderosas e importantes para os jornalistas".

Em terceiro lugar surge a aposta na formação e ferramentas para todos. Pretende-se assim promover a literacia noticiosa e continuar a fazer esforços para acabar com notícias falsas.

Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

bt nl

Assinatura Mensal
Edição MensalE-paper

Facebriefing

Melhores Briefing